Cashback: o que é e como funciona esse método de compras online

1 min de leitura
Imagem de: Cashback: o que é e como funciona esse método de compras online

Você que adora fazer compras online: sabia que é possível recuperar parte do dinheiro gasto? Esse modelo de compras é conhecido pelo nome Cashback que, em inglês, significa literalmente "dinheiro de volta".

Nos Estados Unidos e em outros países, esse tipo de transação é bastante comum e, por aqui no Brasil, é um modelo que está ganhando cada vez mais força, especialmente com o surgimento de empresas como a Méliuz, Ame Digital e a Poup, que fazem parcerias para que todo o trâmite aconteça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Basicamente, o cashback funciona como um programa de fidelidade, em que o usuário se cadastra no serviço de cashback, faz compras em sites parceiros e, depois de acumular certo valor em compras, o dinheiro volta para a conta-corrente do comprador.

Por trás do cashback

O usuário que quiser reaver uma parte do dinheiro com suas compras online deve, antes de tudo, se cadastrar nessas empresas que fazem esse tipo de trâmite. Isso porque não é possível reaver qualquer valor quando a compra é feita diretamente nos sites de e-commerces — é preciso ter o intermediário que garanta a transação.

O que acontece é que, por redirecionar o usuário a um site específico parceiro, a empresa de cashback ganha uma comissão. Mais ou menos como acontece com anúncios pagos na internet. A empresa de cashback consegue um comprador para o e-commerce que, por sua vez, paga por essa “mãozinha”. Parte desse dinheiro é dividido com o usuário e, assim, acontece a recompensa.

O saldo é cumulativo e fica armazenado na conta do usuário até atingir um valor mínimo para resgate. As transações são realizadas de forma gratuita para o consumidor e os depósitos de devolução de dinheiro são feitos uma vez ao mês.

Cada loja parceira dá uma porcentagem de volta. A Amazon, por exemplo, devolve 4% do dinheiro em compras na categoria eletrônicos e tecnologia. Já a Microsoft retorna 3% em compras de informática.

Vale lembrar que essas regras da quantidade de dinheiro devolvido mudam de um site para outro, mas o princípio de funcionamento básico é o mesmo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.