Cyber Monday x Black Friday: quais as diferenças entre as datas?

3 min de leitura
Imagem de: Cyber Monday x Black Friday: quais as diferenças entre as datas?
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Black Friday já alcançou a graça do consumidor brasileiro, que aproveita as ofertas do comércio eletrônico e presenciais em todo o território nacional. A tradição importada dos Estados Unidos para aquecer o mercado no segundo semestre do ano carrega consigo um outro grande dia de ofertas: a Cyber Monday!

Mas afinal, qual a diferença entre a tão espera "sexta-feira de promoções" e a "segunda-feira de ofertas"? É exatamente sobre esse assunto que falaremos a seguir, basta acompanhar a leitura para ficar por dentro do tema!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é a Cyber Monday?

Também conhecida como “Segunda-feira Cibernética”, a Cyber Monday é um evento destinado exclusivamente ao e-commerce, com descontos tão atrativos quanto os da Black Friday. Nos EUA, o dia acontece na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, no começo da semana que sucede a Black Friday.

A principal diferença entre os eventos é que a Cyber Monday é exclusiva para o comércio digital, excluindo as ofertas de lojas presenciais. Anteriormente, as ofertas desta conhecida segunda-feira eram destinadas a gadgets, dispositivos tecnológicos, smartphones, notebooks e outros acessórios do setor, entretanto, a tradição foi mudando ao longo do crescimento e popularidade do evento.

Cyber MondayA Cyber Monday é uma data comercial focada em descontos de lojas onlines, principalmente que vendem eletrônicos.

Qual é a origem da Cyber Monday?

O surgimento da Cyber Monday tem total relação com a Black Friday, uma vez que ambas as datas são eventos comerciais atrelados a promoções. À vista disso, em 2005 os varejistas norte americanos desejavam criar uma maneira de estender a data, que rendia bastante lucro aos comércios.

Ao evidenciar uma alta em produtos eletrônicos vendidos por meio de plataformas digitais, eles começaram a fomentar a "segunda-feira cibernética". Desde então, os aparelhos tecnológicos foram e ainda são o foco da data, mas alguns e-commerces estendem as promoções para outros artigos. Tudo para aproveitar o fluxo de venda.

Como funciona o Cyber Monday no Brasil? 

Tal como a Black Friday acontece toda última sexta-feira de novembro, a Cyber Monday ocorre na segunda no mês onze após a BF. Em 2023, o envento cai no dia 27, sendo marcado por muitas ofertas online.

No Brasil, é uma ótima oportunidade para adquirir televisores, smartphones, tablets e notebooks. O funcionamento é similar ao maior evento comercial do mundo. Entrar em grandes marketplaces e ficar de olho nos preços dos dispositivos desejado é a melhor maneira de aproveitar os valores abaixo dos praticados normalmente.

Algumas dicas podem funcionar bem na hora de escolher em qual loja comprar. Como:

  • Pesquisar informações nas redes sociais das lojas;
  • Comparar os preços dos produtos na BF e na CM do ano passado;
  • Comprar em e-commerces seguros e conhecidos;
  • Utilize comparadores para analisar os preços;
  • Não espere a oferta dos sonhos, ela pode não aparecer;
  • Analise opiniões de outros compradores.

O que comprar na Cyber Monday?

Como dito nas linhas acima, dispositivos eletrônicos são os mais buscados na Cyber Monday. Porém, no Brasil as promoções do dia não se limitam a esse tipo de item. Eletrodomésticos, acessórios, papelaria e tantos outros produtos podem ter ótimos descontos na data.

Agora, se você deseja guardar seu dinheiro para gastar em artigos que podem ter valores ainda melhores se comparado a Black Friday, os indicados são:

  • Notebooks;
  • Peças gamers;
  • Celulares;
  • Assistentes virtuais (ex. Alexa e Google Assistente);
  • E-readers (ex. Kindle);
  • E-books;
  • Jogos.

Cyber Monday ou Black Friday: qual a melhor?

Ambas as datas têm o mesmo propósito: oferecer descontos imperdíveis em todos os setores e aquecer o mercado. Para o consumidor, vale a pena ficar de olho nos dois dias já com produtos desejados e adquirir a melhor oferta que encontrar.

Ainda assim, vale ressaltar que a Cyber Monday tem um histórico melhor na oferta de produtos eletrônicos. Então, pode ser uma oportunidade interessante para ficar de olho em notebooks, smartphones e outros acessórios.

Não se esqueça de ficar de olho nas ofertas com a gente, do TecMundo. Estamos fazendo transmissões ao vivo para cobrir várias das ofertas solicitadas pelos espectadores e dando palpites sobre os valores encontrados. Aproveite!

Compre o Notebook Acer com preço promocional de Black Friday

Imagem: Notebook Acer Aspire 5 A515-57-53Z5 Intel Core i5 12ªgen Windows 11 Home 8GB 256GB SSD 15.6” FHD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Notebook Acer Aspire 5 A515-57-53Z5 Intel Core i5 12ªgen Windows 11 Home 8GB 256GB SSD 15.6” FHD

Faça as atividades do seu dia a dia com mais agilidade e autonomia com processador de 12ª geração. O notebook Acer Aspire 5 conta com uma tela de 15.6” FHD, memória RAM de 8GB e 256GB de armazenamento interno em SSD. Aproveite o valor promocional por tempo limitado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.