De acordo com um relatório divulgado pela empresa de consultoria Gartner nesta terça-feira (26), o cenário brasileiro não está nada bom para as fabricantes de smartphones. O destaque da análise gráfica vai para a queda nas vendas de iPhones no primeiro trimestre de 2016, que apresentou uma redução de 40% quando comparado ao mesmo do ano passado.

De acordo com especialistas, a falta de inovação em seus dispositivos foi um dos fatores que levou a essa redução considerável no número de vendas. Portanto, com a chegada do iPhone 7 – e seu irmão maior, o iPhone 7 Plus –, a Apple espera reverter esse quadro e mostrar para os consumidores que ainda há muito espaço para inovar.

Relatório da consultoria Gartner aponta queda na venda da maioria das fabricantes aqui no Brasil

Ruim para quase todas

Porém, embora o cenário pareça estar ruim apenas para a Apple, quase todas as fabricantes sofreram com uma queda considerável no número de vendas por aqui. Isso aconteceu com Samsung, Lenovo, LG e outras empresas avaliadas pelo empresa de consultoria. Dentre as pesquisadas, a Blu foi uma das poucas que apresentou aumento no número de aparelhos comercializados.

Entre as que apresentaram queda, destaca-se a LG com a maior redução entre as empresas. Entre o primeiro trimestre de 2015 até o primeiro trimestre de 2016, a sul-coreana experimentou uma baixa de 58,4%. A Samsung, por outro lado, viu os seus números caírem "apenas" 15%. Porém, ainda é importante deixar claro que o cenário está ruim para todas e que essa seria uma boa hora de as fabricantes inovarem com os seus lançamentos.

Cupons de desconto TecMundo: