Num piscar de olhos, mais um ano se passou. E cá estamos nós novamente, às vésperas de mais uma edição da Brasil Game Show, com brilho de ansiedade nos olhos, torcendo por mais um bom desempenho e curtindo o aquecimento de uma indústria – a brasileira – que, pouco a pouco, amadurece.

Mas a BGS 2014 tem tudo para ser um pouquinho mais especial do que as edições anteriores. Isso porque a nova geração já está entre nós, e a transição entre os consoles “velhos” e novos é um processo que, especialmente no Brasil, requer tempo. Ainda estamos no limiar dessa mudança, mas o horizonte é promissor. Se 2014 é um ano com muitos jogos quentes? Não necessariamente. Mas o panorama de 2015 é deslumbrante, e nós, tupiniquins, teremos a oportunidade de sentir um gostinho do que está por vir.

Começo do ano que vem, fim deste ano... Quanta coisa. Uma fartura de opções. Títulos como Bloodborne, The Order: 1886, Resident Evil: Revelations 2, Far Cry 4, Until Dawn, Assassin’s Creed: Rogue, LittleBigPlanet 3 e outros estarão ali, à disposição de todos nós, sendo que apenas alguns poucos serão restritos à imprensa. O BJ vai testar tudo em primeira mão para postar as impressões na sequência.

O maior evento da América Latina na categoria: crescimento exponencial

A BGS é a maior feira de games de toda a América Latina e a segunda maior do mundo (!). “Apenas” isso. Com início em 2009 sob o singelo nome “Rio Game Show” e organizado pelo empresário Marcelo Tavares, o evento migrou para São Paulo, locomotiva econômica do país, e conta hoje com a presença de 180 empresas, tendo se tornado um dos principais em seu segmento.

Neste ano, a 7ª edição do evento será realizada nos dias 8 a 12 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, e pretende reunir mais de 250 mil visitantes. A organização planejou um esquema ainda mais distribuído para alocar todos os jogadores, que, agora, ocuparão todos os pavilhões do Expo Center Norte.

O trajeto até a feira

O local tem fácil acesso e fica próximo à estação Portuguesa-Tietê, da linha azul do metrô. A distância é de quase 2 quilômetros, e há pontos de táxi espalhados nos arredores da estação. Para quem não sabe, o Expo Center Norte fica perto do Terminal Rodoviário Tietê. Se você estiver de carro a partir desse ponto, que é a melhor referência até o local, siga na direção norte na Av. Cruzeiro do Sul em direção à Rua Cerqueira Leite, vire a direita na Av. Zaki Narchi, vire à direita na Av. Otto Baumgart, pegue a primeira à esquerda para pegar a R. José Bernardo Pinto. 

A localização do evento dá acesso direto às principais entradas estaduais e interestaduais pela via expressa da Marginal do Tietê. Para se ter uma noção de distância a partir dos aeroportos, o Expo Center Norte fica a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos e 16 de Congonhas.

Ok, cheguei! Para onde vou?

O site oficial da BGS já divulgou mapas, orientações de como chegar lá e de que forma estarão distribuídos os principais estandes do evento: Sony, Microsoft, Activision, Ubisoft, Konami, Warner Bros. e outros grandes estarão agregados num mesmo pavilhão principal. Lembrando que nomes como Capcom e Electronic Arts, entre outros, estarão sediados em estandes de parceiras. As duas mencionadas, por exemplo, ficarão no espaço da Warner Bros.

Confira só a imagem da planta final postada no site da feira:

Jogos, jogos e mais jogos que não foram lançados: o negócio vai ser bom – e a maioria será jogável!

Conforme mencionado no início desta matéria, os jogos, como era de se esperar, serão o ponto alto do evento. Essa é uma constatação óbvia, mas, ao observamos a lista divulgada até aqui, a edição de 2014 está especialmente promissora por trazer blockbusters aguardados para o público testar.

Títulos como Sunset Overdrive, Far Cry 4, Bloodborne, The Crew, The Order: 1886, Halo: The Master Chief Collection, Until Dawn e muitos outros estarão ali, ao alcance dos visitantes – nunca é demais lembrar que poucas pessoas no mundo jogaram tudo isso! E também convém ressaltar que alguns dos games lá presentes estarão disponíveis apenas para a imprensa, a portas fechadas. A boa notícia? A maioria é jogável!

Para facilitar a sua vida, separamos as listas adiante por marcas e com aviso do que é jogável e o que não é:

Microsoft

  • Forza Horizon 2 (jogável)

  • Halo: The Master Chief Collection (jogável)
  • ScreamRide (jogável)
  • Sunset Overdrive (jogável)

Sony

Jogos para PlayStation 4

  • The Order: 1886 (jogável)
  • Bloodborne (jogável)

  • LittleBigPlanet 3 (jogável)
  • Until Dawn (jogável)
  • Destiny (jogável)

Jogos para PlayStation 3:

  • Naruto Ninja Storm Revolution (jogável)
  • God of War (jogável)
  • Uncharted 3 (jogável)
  • The Walking Dead (jogável)
  • Ultra Street Fighter 4 (jogável)

Jogos para PS Vita:

  • Hohokum (jogável)
  • Hotline Miami 2: Wrong Number (jogável)
  • Freedom Wars (jogável)
  • To Leave (jogável)
  • Minecraft (jogável)

Nintendo. Ops, Nintendo?

Infelizmente, a Big N mais uma vez não vai marcar presença na BGS. Consultada pelo BJ, a assessoria da Nintendo no Brasil disse que a matriz entrou em contato com a equipe daqui e afirmou que não participaria da feira. Reservada como sempre, a companhia não forneceu mais detalhes.

No entanto, razões não faltam para os donos de Wii U e 3DS ficarem felizes: além dos recém-lançados Super Smash Bros. para o portátil e Hyrule Warriors para o console doméstico, o portfólio conta com Bayonetta 2, a versão para Wii U de Super Smash Bros., Captain Toad Treasure Tracker, Pokémon Omega Ruby, Alpha Sapphire e outras novidades. Todos os jogos da marca, ressalta a assessoria, serão lançados oficialmente no Brasil em datas muito próximas às datas internacionais.

Vamos às third-parties: tem muita coisa!

Marcas que estão investindo pesado na América Latina e se consolidando no Brasil estarão firmes e fortes com vários títulos à disposição. Vamos lá:

Ubisoft

  • Just Dance 2015 (jogável)
  • Assassin’s Creed Rogue (jogável)

  • Assassin’s Creed Unity (não jogável)
  • The Crew (jogável)
  • Far Cry 4 (jogável)

Warner Bros.

  • Middle-earth: Shadow of Mordor (jogável)
  • Mortal Kombat X (jogável)
  • Battlefield: Hardline (jogável)
  • LEGO Batman 3: Beyond Gotham (jogável)
  • Dying Light (jogável)
  • Resident Evil: Revelations 2 (jogável)
  • Dragon Age: Inquisition (jogável)
  • FIFA 15 (jogável)
  • Ultra Street Fighter 4 (jogável)
  • EA Sports UFC (jogável)

*Lembrando que os jogos da EA e da Capcom (alguns dos que estão na lista acima) estarão no estande da Warner Bros.

Konami

  • Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain (não confirmado se estará jogável ao grande público)

  • Pro Evolution Soccer 2015 (jogável)

Activision

  • Destiny (jogável)
  • Call of Duty: Advanced Warfare (não confirmado se estará jogável ao grande público)

Novidades em produtos e acessórios para gamers

Marcas como Razer, HyperX, MadCatz, BenQ, Samsung e Philips, entre outras, vão marcar presença e trarão linhas de produtos específicos às exigências dos jogadores.

A Razer, por exemplo, consagrada entre os gamers, trará recentes lançamentos em sua linha de produtos, como o novo Razer Blade, o Smartband Nabu e a linha Chroma completa . Além disso, os visitantes poderão participar de competições, comprar produtos com preços promocionais, testar diversos periféricos e ganhar brindes exclusivos.

Por sua vez, a HyperX, divisão da Kingston, levará à feira componentes poderosos do mercado e periféricos inéditos. A empresa trará também duas das maiores equipes de e-sports do Brasil e workshops de overclock em que serão ensinadas formas de alcançar o melhor desempenho de computadores. Em um estande de 240 metros quadrados, o público terá à disposição 12 máquinas equipadas com SSDs, memórias RAM, headsets e mousepads, todos da HyperX, e ainda poderá participar de campeonatos de cosplays, desafiar cyber atletas profissionais, ganhar brindes e comprar produtos com preços especiais.

Presença de produtores internacionais

Está aí um ponto forte desta BGS: a feira contará com a presença de grandes personalidades do mundo dos games. Ed Boon, criador de Mortal Kombat, é um dos grandes destaques. Além dele, Chance Glasco, um dos idealizadores de Call of Duty, e Tom Isacksen, designer de personagens da Ubisoft, são presenças já confirmadas.

Profissionais que trabalharam em Middle-earth: Shadow of Mordor, FIFA 15Lords of the Fallen, Assassin’s Creed: Unity, entre outros, vão apresentar as novidades e dar pitacos como “insiders” da indústria. Os visitantes terão a chance de bater um papo com esses sábios caras ao vivo e a cores. Confira outros nomes de personalidades que estarão presentes no site da BGS.

Campeonatos, cosplays, Brasil Game Cup e mais!

Não há ocasião melhor do que a BGS para sediar torneios de games competitivos. Ultra Street Fighter 4, DotA 2 e outros títulos terão disputas emocionantes – e ranqueadas – entre os jogadores.

A coisa vai além: o evento será palco da Capcom Pro Tour, liga internacional ranqueada de Street Fighter. Além disso, os fãs terão uma palhinha do recém-anunciado Omega Mode de Ultra Street Fighter 4.

A equipe CNB disputará League of Legends com os visitantes no espaço Philips Gamer. Na ocasião, os jogadores poderão conferir também palestras sobre o dia a dia de um cyber atleta de alto rendimento.

Os cosplayers novamente darão o ar de sua graça na BGS! Um dos estandes vai oferecer estrutura com camarim, vestiário e guarda-volumes para os “heróis” se produzirem e guardarem seus pertences durante a feira. Além disso, um corpo de jurados vai eleger as melhores caracterizações diariamente, com prêmios. No aguardo das gatas...

Possíveis surpresas e games que podem surpreender

É difícil apostar as fichas em anúncios bombásticos de títulos na BGS porque o evento ocorre após uma maratona de E3, Gamescom e Tokyo Game Show (Estados Unidos, Alemanha e Japão, respectivamente). Mas isso não necessariamente significa que a BGS seja um “repeteco” do que já apareceu. Pelo contrário: é a chance de os jogadores brasileiros testarem coisas que quase ninguém testou (caso de Bloodborne, Resident Evil: Revelations 2, Halo: The Master Chief Collection, Until Dawn, entre outros).

Games como Dying Light e Lords of the Fallen, que correm o risco de “passarem batidos” em função de TANTOS triple-A presentes no evento, podem se mostrar gratas surpresas. E não podemos nos esquecer também do cenário indie, que sempre traz aquele tempero diferente para a indústria e terá um nicho forte na feira.

Área indie e Brasil com destaque no segmento

Com o intuito de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do setor no país, a BGS terá uma área exclusiva para desenvolvedores independentes apresentarem games desenvolvidos no Brasil. Empresas como Aritana e Pena da Harpia, Garage227, Devolver Digital, TheGameWall, Gameblox, Swordtales, Fira Soft, Digiten, Reload e Gilp são algumas que já estão confirmadas. Os desenvolvedores poderão agendar reuniões com outras empresas e apresentar seus trabalhos.

Nesse cenário, o mercado mobile cresce exponencialmente. Diversos projetos são desenvolvidos a todo vapor, e muitas novidades serão mostradas na feira.

Espaço retrô: fliperamas, máquina de Pinball gigante do Cartoon Network e mais!

Os gamers nostálgicos sempre merecem um espaço dedicado a eles. E a BGS terá uma área com consoles antigos e fliperamas para o pessoal “retrô” de plantão se divertir nessa fartura clássica.

Outro grande destaque será o espaço Evolução do Videogame. Marcelo Tavares, diretor e idealizador do evento, é um dos maiores colecionadores de games do Brasil, com mais de 350 consoles e mais de três mil jogos e acessórios. Ele vai disponibilizar mais de 120 consoles para que os visitantes possam ver de perto os aparelhos de cada uma das oito gerações do videogame e inclusive experimentar alguns jogos.

E um dos mais inusitados destaques será uma máquina de pinball com 7 metros de altura no formato do personagem BMO, de Hora de Aventura, do Cartoon Network! Os jogadores e fãs do canal poderão se acabar na parafernália.

Fique de olho nas promoções!

Saraiva e Americanas já estão confirmadas como lojas oficiais a comercializarem os últimos lançamentos e consoles disponíveis. As duas redes prometeram promoções e disseram que os visitantes devem “ficar de olho”. Portanto, fique de olho!

Nosso estande está bem maior – visite a gente!

Para quem não sabe, o Grupo NZN recentemente se fundiu com o site Click Jogos. Portanto, estaremos em peso nesta BGS! O estande será dividido entre Baixaki Jogos, TecMundo e Click Jogos, sites que vocês, gamers s tecnófilos, conhecem bem. É isto aqui que vocês vão encontrar:

Esperamos vocês lá! Um abraço e boa jogatina.

Cupons de desconto TecMundo: