Vale a pena comprar um Nintendo Switch em 2022?

3 min de leitura
Imagem de: Vale a pena comprar um Nintendo Switch em 2022?
Imagem: Divulgação | Nintendo

O Nintendo Switch é um dos consoles mais conhecidos dentro da indústria de jogos, uma vez que oferece uma experiência portátil se comparados a outros hardwares, como PlayStation e Xbox.

E não é para menos! Afinal, o Switch é o console mais vendido da Nintendo. De acordo com o relatório fiscal apresentado em maio deste ano, o dispositivo alcançou o maior número anual de vendas de software para uma única família de consoles da empresa, com mais de 235 milhões de jogos vendidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mesmo com versões diferentes disponíveis (OLED, Lite, etc.), existem certas situações que nos levam a questionar: vale a pena comprar o Nintendo Switch em 2022? Confira as vantagens e desvantagens do investimento!

Quais são as vantagens em investir em um Nintendo Switch?

Acredite, as vantagens são muitas para você que gosta de juntar a galera e se divertir com belas partidas em conjunto. E não é só isso, visto que o dispositivo é ótimo para aqueles que desejam liberdade para jogar onde e quando quiser. Confira!

Portabilidade e Coop

Crédito: Reprodução | Cool Blue.Crédito: Reprodução | Cool Blue.Fonte:  Cool Blue 

O Nintendo Switch era a esperança dos amantes de consoles portáteis em 2017 e conquistou seu espaço entre os jogadores desde então. Ele possui sistema híbrido que permite que você jogue tanto pela TV, com cabos HDMI, quanto pela própria tela LCD/OLED embutida.

Além disso, é bastante prático desacoplar os Joy-Cons e deixar a tela de pé em cima da mesa ou conectá-lo em uma televisão. Uma possibilidade de jogar onde quiser, com um bom número de pessoas.

É possível conectar até 8 controles e jogar em equipe caso outra pessoa do grupo também tenha o console híbrido – este último demanda a assinatura do Nintendo Switch Online.

Jogos exclusivos

Outro ponto muito forte são seus jogos exclusivos. Existe uma boa biblioteca de títulos disponíveis para o Switch, mas alguns bastante populares você só conseguirá desfrutar nessa plataforma.

Alguns exemplos são Mario Kart 8 Deluxe, Animal Crossing, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Pokémon Sword & Shield.  Vale lembrar que assinantes do Nintendo Switch Online também têm acesso a jogos clássicos do Nintendo 64 e Mega Drive.

Quais as desvantagens em investir no console portátil da Nintendo?

Crédito: Reprodução | Unsplash.  Unsplash 

Crédito: Reprodução | Unsplash.

A grande questão que afasta o público do Nintendo Switch, mesmo que haja interesse pela biblioteca de jogos e a possibilidade de levar o console por aí sem grandes empecilhos, é o preço - principalmente dos jogos. O valor de um único game chega a R$330 ou mais.

Mesmo com eventuais promoções – não são muitas –, os títulos para a plataforma possuem uma das médias de preço mais elevadas do mercado. Quer saber mais? Então, veja:

Hardware limitado

Além do preço, o Nintendo Switch claramente tem um hardware bastante limitado quando comparado à outros. Tratando-se de performance, ele consegue rodar oficialmente jogos em HD (720p) e em até 60fps no modo portátil, subindo para 1080p quando conectado na TV.

Ele é eficiente em seu propósito geral, mas claramente não alcança as resoluções e taxas de atualização disponíveis em um PlayStation ou Xbox. Os jogadores podem notar quedas de desempenho em títulos multiplataforma, que são adaptados para serem viáveis no console.

Não se assuste se alguns games não passarem dos 30 quadros por segundo em uma gameplay "decente".

O "Drift" que acontece ao longo do tempo

Crédito: Reprodução | Shutterstock.Crédito: Reprodução | Shutterstock.Fonte:  Shutterstock 

Por fim, os Joy-Cons têm um problema bastante específico. Com o tempo de uso, eles começam a apresentar  um certo "Drift". Isso faz com que se movam sozinhos e, consequentemente, mexa o seu personagem no jogo sem qualquer comando.

A Nintendo até disponibiliza um sistema de reparo em suas assistências técnicas – ela voltou oficialmente para o Brasil em 2020 –, mas o problema costuma ser persistente e pode acabar custando mais caro.

Afinal, vale a pena ou não investir no Switch em 2022?

Se você não abre mão da portabilidade, alguns títulos exclusivos e aquela gameplay presencial com vários amigos, vale a pena investir em um Nintendo Switch. É necessário estar ciente que existem limitações de hardware e um considerável investimento futuro em jogos, mas a experiência será entregue.

Por outro lado, se você prefere investir em mais qualidade gráfica, performance, e não necessariamente pensa na portabilidade, talvez os consoles da nova geração sejam a escolha preferível.

Está decidido a investir no console híbrido nessa Black Friday? Continue de olho aqui no TecMundo, teremos uma cobertura intensa dessa data imperdível. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.