Quais as diferenças entre a Black Friday no Brasil e nos EUA?

5 min de leitura
Imagem de: Quais as diferenças entre a Black Friday no Brasil e nos EUA?
Imagem: Canva

Black Friday 2021

A Black Friday é um fenômeno comercial que nasceu nos Estados Unidos e hoje acontece no mundo todo. A data, comemorada na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day), é marcada por descontos, promoções e preços mais convidativos quando comparada ao restante do ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora tenhamos herdado essa comemoração dos EUA e haja um esforço para tentar replicar os moldes norte-americanos, a Black Friday brasileira tem suas peculiaridades – especialmente no que diz respeito ao modelo de compra.

Assim, confira as diferenças entre a Black Friday nos Estados Unidos e no Brasil, e fique por dentro de uma das datas mais cobiçadas para garantir itens em promoções!

Qual a diferença entre a Black Friday nos EUA e no Brasil?

No país norte-americano, o consumidor costuma lotar as lojas físicas. (Fonte: Dlocal/Reprodução)Nos EUA, o consumidor costuma lotar as lojas físicas. (Fonte: Dlocal/Reprodução)Fonte:  Dlocal 

Uma das principais diferenças da Black Friday americana para a brasileira é a presença em lojas físicas durante o período. Na época em que a data começou a surgir nos EUA, a internet ainda dava seus primeiros passos e, nem de longe, havia o conceito de lojas virtuais como conhecemos hoje.

Portanto, quem quisesse aproveitar as promoções e os descontos da Black Friday tinha de ir pessoalmente até as lojas físicas, fazendo com que essa fato se tornasse uma tradição até os dias atuais. Por lá, o período de ofertas está intimamente ligado aos estabelecimentos, por isso é normal encontrar imagens e vídeos de lugares lotados durante a Black Friday estadunidense.

Já no Brasil o cenário é um pouco diferente. Como os varejistas começaram a adotar a data no calendário comercial a partir de 2010, o foco acabou sendo direcionado para as lojas virtuais e os e-commerce, que já eram muito populares no período.

As lojas físicas também colocam alguns produtos em ofertas, claro. Entretanto, a ideia no começo era seguir o padrão Norte-Americano de promoções, mas receber a demanda no universo online. Dessa forma, a Black Friday foi ganhando força e hoje é uma das maiores – se não a maior – datas do e-commerce nacional.

Portanto, os lojistas começam a se preparar meses antes do dia oficial, para que problemas como o site ficar fora do ar no período de compras, não aconteça. Aliás, esse pré-trabalho é uma forma de organizar o estoque a garantir que os produtos sejam entregues com qualidade e eficiência.

Quais são os dias de oferta da Black Friday?

A BF brasileira costuma se estender por pelo menos uma semana. (Fonte: Unsplash)A BF brasileira costuma se estender por pelo menos 1 semana. (Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

No ano de 2023, a Black Friday tem início no dia 24 de novembro. Vale lembrar que a comemoração acontece anualmente no mês 11. Nos Estados Unidos, as promoções tendem a ser somente no dia da BF e final de semana – salvo algumas excessões.

No Brasil, aconteceu um fenômeno muito curioso e algumas lojas acabaram esticando o dia de ofertas, fazendo-o durar pelo menos uma semana ou até novembro inteiro. A Black Week ou o Black Month, como alguns estabelecimentos costumam chamar, é uma estratégia para impulsionar ainda mais as vendas ligadas a esse período de ofertas.

Afinal, se a procura é tão grande, por que não aproveitar a oportunidade de vender mais? Só tenha atenção se o estoque consegue dar conta da grande demanda e se o preço está realmente justo aos consumidores.

Vale pontuar que, em comum entre o Brasil e os EUA, é a Cyber Monday. O envento acontece na segunda-feira após a Black Friday. Por aqui, essa data costuma ter um volume de vendas tão alto quanto a sexta-feira. No país norte-americano, a participação desse segundo dia é quase sempre menor.

Entenda o foco das compras da Black Friday nos EUA e no Brasil

O brasileiro costuma se programar para a compra ao longo do ano. (Fonte: Pixabay)O brasileiro costuma se programar para a compra ao longo do ano. (Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

O norte-americano costuma enxergar a Black Friday como uma excelente oportunidade para adiantar as compras de Natal. Essa é uma característica bem forte do público e até mesmo o foco das campanhas de lojas que fazem promoções e oferecem descontos no período.

No Brasil, embora isso também possa ser uma realidade, a maioria dos consumidores adora fazer compras pessoais na Black Friday. Tem quem espera o dia das promoções para adquirir itens desejados há tempos – principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, que tendem a sofrer grande impacto nos preços.

No caso de produtos de maior valor, é normal o brasileiro se planejar ao longo do ano para que a compra possa ser feita especificamente na Black Friday. Nada melhor do que aproveitar valores abaixo do mercado para ter aquele item tão almejado, não é mesmo?

Descontos de verdade? Evite golpes na Black Friday

Nas primeiras edições, a BF brasileira foi marcada por alguns varejistas tentando aplicar golpes nos consumidores. (Fonte: Anymarket/Reprodução)Nas primeiras edições, a BF brasileira foi marcada por alguns varejistas tentando aplicar golpes nos consumidores. (Fonte: Anymarket/Reprodução)Fonte:  Anymarket 

Por se tratar de uma data muito mais madura do que a brasileira, a Black Friday nos EUA tem preços realmente baixos quando comparados ao valor normal dos produtos. Não é por acaso que as lojas ficam lotadas na noite de quinta para sexta-feira, com diversos consumidores querendo aproveitar os descontos que podem chegar a mais de 90%.

No Brasil, por outro lado, tivemos a infeliz surpresa de perceber que, nas primeiras edições da Black Friday, muitas lojas não estavam aplicando um desconto real nos produtos. Algumas semanas antes do período de ofertas, os estabelecimentos aumentaram os preços para baixá-los para o valor original assim que chegasse a BF.

Por isso, fique de olho e evite golpes. Até mesmo lojas renomadas no mercado nacional e internacional tentam entrar na onda errada. E com a internet, essas "malandragens" acabam sendo expostas por usuários assíduos das redes sociais. Então, fique de olho! Algumas dicas para evitar a fraude são:

Diversos mecanismos que comparam preços foram criados, ajudando os consumidores a se protegerem desse golpe. Além disso, os órgãos fiscalizadores ficaram ligados, punindo as lojas que enganaram os clientes – como o Procon.

Dessa forma, se você sofrer algum tipo de golpe ou tentativa de fraude, busque ajuda oficial para reverter a situação. Tenha cuidado redobrado ao fazer compras online!

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para ficar por dentro de tantos outros temas sobre mercado, tecnologia, ciência e entretenimento. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.