Por que a assistente pessoal da Samsung pode ser melhor que a Siri?

5 min de leitura
Imagem de: Por que a assistente pessoal da Samsung pode ser melhor que a Siri?

O novo smartphone top de linha da Samsung, o Galaxy S8, vai ser finalmente apresentado ao público amanhã (29). O dispositivo será lançado em dois eventos simultâneos em Nova York (o TecMundo vai estar lá – acompanhe nossa cobertura clicando neste link) e em Londres, e todos os rumores e boatos poderão ser enfim colocados à prova.

Um dos recursos mais aguardados do Galaxy S8 é sua nova assistente pessoal chamada Bixby, que tem como concorrente direta a Siri, a já famosa voz presente nos iPhones da Apple. Ao que tudo indica, a tecnologia de inteligência artificial da Bixby deve revolucionar o universo das assistentes pessoais com funções totalmente inéditas em smartphones.

É um pouco difícil adivinhar o que vamos poder ver a partir de amanhã nos dispositivos Galaxy S8

Como ainda não existem muitas informações prévias sobre a Bixby, é um pouco difícil adivinhar o que vamos poder ver a partir de amanhã nos dispositivos Galaxy S8, quais funcionalidades ela vai trazer e quão profundo é seu sistema de inteligência artificial. Ainda assim, de acordo com os inúmeros boatos sobre a assistente pessoal, o site Phone Arena listou quatro recursos nos quais a Bixby poderia botar a Siri no bolso. Confira:

Falta pouco para o lançamento do novo Galaxy S8

“Bixby, chame um Uber para mim”

Essa é uma ordem que deve se tornar cada vez mais comum ao utilizarmos assistentes pessoais em smartphones, especialmente a Bixby. Isso porque, segundo os rumores, ela vai possuir uma interação com outros aplicativos muito maior do que acontece com a Siri. Em teoria, seria possível, inclusive, navegar normalmente pelas funções do celular apenas com comandos de voz obedecidos pela Bixby.

Na realidade, a Apple não investiu muito nessa interação entre a Siri e outros aplicativos, e mesmo que seja possível realizar algumas tarefas envolvendo programas terceiros, não é nada muito simples e nem intuitivo, sendo melhor usar o bom e velho toque na tela.

Bixby provavelmente vai entendê-lo melhor

Não é que a Siri seja uma assistente pessoal fria e incompreensiva. Sua inteligência artificial é bastante desenvolvida e bem funcional, claro, mas, em certos pontos, se pensarmos de maneira um pouco mais ambiciosa, ela deixa um pouco a desejar na hora de compreender o usuário e aprender com seu comportamento para agir de acordo com isso. Acaba que a Siri, às vezes, dá umas respostas sem pé nem cabeça ou reage de maneira bem fora de contexto.

A assistente da Samsung supostamente vai entender onde você está em determinado ponto de um app e permitir que continue usando-o através de comandos de voz com total liberdade

A ideia é que a Bixby aprenda realmente com o jeito de agir do usuário, com suas preferências e comportamento ao usar todos os recursos do celular. E o mais importante: colocar isso em prática corretamente. A assistente da Samsung supostamente vai entender onde você está em determinado ponto de um app e permitir que continue usando-o através de comandos de voz com total liberdade. A ideia é realmente gerar um fluxo intuitivo de comandos e controle, de maneira clara e responsiva.

Você sabe quem é a Siri, mas a Siri sabe quem é você?

Reconhecimento de voz

Um dos maiores desafios desses sistemas que utilizam comandos de voz é o reconhecimento apropriado da fala dos usuários, especialmente no que diz respeito a comandos determinados ou nomes próprios de programas ou recursos. Tudo deve ser falado de um jeito particular e específico, caso contrário a assistente não vai entender aquilo que você quer dizer.

Bixby teria sido desenvolvida para compreender essas frases improvisadas ou com palavras que fogem à estrutura fechada do comando

Isso limita bastante o uso da Siri, que é incapaz de compreender frases muito complexas, que o usuário acaba falando até de maneira improvisada quando não conhece o comando exato. Muita gente já se pegou tentando usar a Siri para algo que ela de fato sabe fazer, mas sem encontrar o modo certo de dar aquela ordem.

Bixby teria sido desenvolvida para compreender essas frases improvisadas ou com palavras que fogem à estrutura fechada do comando, permitindo não apenas que ordens sejam praticamente “inventadas”, mas também que a assistente possa ser utilizada por uma gama muito maior de usuários, incluindo aqueles que não possuem muita experiência na área.

Reconhecer o que o usuário fala de maneira improvisada amplia a gama de usuários do recurso

Papel importante na Internet das Coisas

Pode não ser tanto culpa da Siri, que foi inventada já há algum tempo e só agora está vendo a popularização da Internet das Coisas, na qual praticamente qualquer objeto doméstico pode se conectar à rede e ser controlado de maneira inteligente e remota. Não é ainda muito a área da Siri, convenhamos, que acaba se mostrando um pouco limitada quando pensamos na quantidade de dispositivos “smart” que estão sendo lançados por aí.

Como Bixby vai ser implementada na nuvem, enquanto um dispositivo tiver uma conexão com a internet e circuitos simples para receber entradas de voz, ele será capaz de se conectar com Bixby

Já a Bixby, esta sim vai estar pronta para o futuro. Sendo a Samsung uma grande fabricante de outros aparelhos eletrônicos além de celulares, como televisores e inúmeros tipos de eletrodomésticos, é de se esperar que sua assistente pessoal seja habilitada a interagir com isso tudo a partir do Galaxy S8.

Injong Rhee, vice-presidente executivo e chefe de R&D, software e serviços da Samsung Electronics afirmou: “Como Bixby vai ser implementada na nuvem, enquanto um dispositivo tiver uma conexão com a internet e circuitos simples para receber entradas de voz, ele será capaz de se conectar com Bixby”. Ou seja, podemos esperar que ela vai sair do celular e estar presente em praticamente tudo que a empresa sul-coreana fabricar.

A Samsung não está para brincadeira quando o assunto é IoT

Será que tudo isso vai rolar?

Apenas o futuro (nesse caso, amanhã – dia 29 – mesmo) vai dizer se essas especulações estão corretas ou não. Afinal, rumores são rumores e não podemos fazer grandes apostas tendo apenas eles como base, mas tudo indica que a Samsung realmente vai entrar com tudo no mundo das assistentes pessoais e vem com recursos poderosos para ninguém botar defeito. A Siri que se cuide...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.