Bancos dos EUA se rendem aos celulares para substituir cartões magnéticos

2 min de leitura
Imagem de: Bancos dos EUA se rendem aos celulares para substituir cartões magnéticos

Os smartphones estão a caminho de substituírem praticamente tudo na vida do ser humano moderno. Praticamente qualquer coisa pode ser resolvida, conseguida ou acessada utilizando nossos próprios celulares, mas por óbvios motivos de segurança, operações bancárias ainda são bastante limitadas nesses dispositivos.

É claro que já podemos acessar muitas coisas sem termos que ir até uma agência bancária: transferência, consultas e pagamentos de diversos tipos são facilmente realizados através dos aplicativos apropriados instalados em nossos smartphones. Mas a revolução nessa área deve acontecer realmente quando pudermos aposentar nossos cartões magnéticos e usar apenas nossos celulares.

Acesso sem cartão

Pelo que é possível entender, tendo em vista o que os bancos norte-americanos estão fazendo, muito em breve não precisaremos mais nos preocupar se esquecermos nossos cartões magnéticos em casa ou tivermos a carteira ou bolsa roubada antes de precisarmos sacar um dinheiro em um caixa eletrônico ou em uma agência.

Outras instituições já visualizam esse futuro com bons olhos e acreditam que a mudança tem tudo para agradar os clientes, principalmente os que fazem da geração dos Millennials

O banco que mais possui caixas eletrônicos pelos Estados Unidos – o JPMorgan Chase – já colocou em fase de testes em quatro cidades norte-americanas esse sistema, onde é possível utilizar essa tecnologia para conseguir dinheiro vivo usando apenas o celular. Outras instituições, como o Bank of America e o Wells Fargo, já visualizam esse futuro com bons olhos e acreditam que a mudança tem tudo para agradar os clientes, principalmente os que fazem da geração dos Millennials.

Caixas eletrônicos do grupo JPMorgan Chase

Mudanças no Brasil

Assim como já acontece em muitos bancos, inclusive aqui no Brasil, já existe um sistema de acesso aos caixas eletrônicos através da leitura da impressão digital do cliente, o que evita contratempos caso não tenhamos acesso aos nossos cartões em determinados momentos. No caso do Bradesco, por exemplo, que utiliza uma tecnologia de biometria fabricada pela Fujitsu, mais de 700 milhões de transações foram realizadas sem nenhum caso de fraude até hoje.

Esse novo método de acesso à conta bancária e ao seu dinheiro em caixas eletrônicos também ajudaria a acabar com uma prática muito comum no país, o famoso chupa-cabra

Além disso, esse novo método de acesso à conta bancária e ao seu dinheiro em caixas eletrônicos por meio do seu celular também ajudaria a acabar com uma prática muito comum no país, o famoso chupa-cabra, onde dispositivos são instalados em caixas eletrônicos para roubar as informações de cartões e cloná-los.

Imagem da campanha publicitária do lançamento do sistema de biometria do Bradesco

Tecnologia aliada à praticidade

A maioria dos bancos vai utilizar a tecnologia NFC, que permite a troca de dados através de dispositivos sem fio e já é usada em sistemas como o Apple Pay, o Samsung Pay e o Android Pay, que permitem que os clientes realizem transações financeiras em estabelecimentos comerciais apenas aproximando o celular da máquina que recebe os pagamentos.

Com o NFC, basta você acessar o aplicativo com sua conta e aproximar o aparelho do ponto de acesso para poder tirar dinheiro ou realizar outras operações bancárias. Assim, os smartphones vão pouco a pouco substituindo os itens que precisamos usar em nosso dia a dia. Será que vão acabar também com os cartões magnéticos

Pagamento através da tecnologia NFC

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.