A Lamborghini finalmente lançou o inédito Temerario para ocupar o posto de supercarro de entrada na marca, substituindo o bem-sucedido Huracán e fazendo par com o também inédito Revuelto, responsável por preencher o "andar de cima".
O Temerario é um projeto inteiramente novo e, assim como o Revuelto, aposta em eletrificação para entregar mais desempenho e reduzir emissões. Ele traz um motor 4.0 V8 com dois turbocompressores que trabalha aliado a três motores elétricos, gerando até 920cv e 81,5kgfm de potência e torque máximos combinados.
O conjunto é gerenciado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas e o sistema de tração é integral AWD. Sozinho, o V8 é capaz de atingir até 10.000 rotações por minuto (rpm) e entrega até 800cv e 74,4kgfm; é o primeiro e único motor de um supercarro de produção a atingir esse limite de rotações, segundo a marca.
A unidade das fotos de divulgação veio na cor Blu Marinus e rodas Velador.Fonte: DIvulgação/Lamborghini
Sobre os motores elétricos, um deles (chamado de P1) se localiza entre o motor e a transmissão, enquanto os outros dois ficam no eixo dianteiro e são responsáveis por mover as rodas da frente quando o sistema detecta a necessidade de tração nas quatro. Cada um deles gera até 150cv de potência máxima, no pico de trabalho.
Tudo isso permite ao Temerario ir de 0 a 100km/h em apenas 2,7 segundos e atingir a máxima de 343km/h. Além disso, a emissão de CO2 chega a ser até 50% menor em relação ao Huracán que era equipado com um motor 5.2 V10 naturalmente aspirado, sem qualquer tipo de eletrificação.
Vale lembrar que o Temerario é um PHEV, híbrido plug-in, ou seja: o conjunto elétrico é alimentado por uma bateria de 3,8kWh que pode ser recarregada pelo próprio motor V8 ou na tomada, além das frenagens regenerativas. A marca, no entanto, não deu informações sobre autonomia estimada em modo puramente elétrico.
Interior conta com três telas principais para motorista e passageiro.Fonte: Divulgação/Lamborghini
Outras qualidades do Temerario incluem a cabine mais espaçosa e confortável. De acordo com a empresa, pessoas de até 2 metros de altura conseguem se acomodar tranquilamente no interior, mesmo que estejam usando capacete. Três telas se dividem entre painel de instrumentos e sistema multimídia até para o passageiro.
Externamente se destacam as rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira, calçando pneus Bridgestone de medidas 255/35 R20 na frente e 325/30 R21 na traseira. Há ainda o pacote chamado Allegerita que acrescenta saias, spoilers e outras partes em fibra de carbono para melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso total.
Além disso, o projeto do Temerario previu cuidados extras com a aerodinâmica e o arrefecimento. Comparado ao Huracán EVO, o novo superesportivo gera até 103% mais força aerodinâmica descendente na traseira, podendo chegar a 158% mais força quando equipado com o pacote Allegerita.
Cabine do Temerario é bem mais espaçosa que a do Huracán.Fonte: Divulgação/Lamborghini
A parte ruim é que toda essa evolução tem um preço. O novo Temerario começará em nada menos do que US$357.000, o que representa mais de 100 mil dólares americanos em vista do que custava um Huracán Tecnica quando 0km. Os opcionais também são bem caros, podendo passar dos 78 mil dólares. Como todo Lamborghini, será para (bem) poucos.
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