Toyota encerra produção do Yaris hatch e sedan; novo Yaris Cross vem por aí
Dupla de compactos da montadora japonesa já não é mais produzida. Um SUV inédito de porte compacto ficará no lugar

07/01/2025, às 20:30
Atualizado em 07/01/2025, às 15:55
)
Fonte: Divulgação/Toyota
O ano de 2025 promete ser extremamente agitado para o mercado automotivo brasileiro, pois terá lançamentos muito importantes e até algumas despedidas oficiais como a do Toyota Yaris em suas carrocerias hatch e sedan.
O compacto japonês já não é mais produzido desde o final de 2024, pois a Toyota colocará o inédito Yaris Cross no lugar, de olho no acirrado segmento dos SUVs compactos. A marca ainda não oficializou seu fim de linha, porém, a produção já foi encerrada e agora restam apenas as unidades nos estoques das concessionárias.
)
Lançado no Brasil em meados de 2018, o Yaris foi o segundo produto da Toyota com uma pegada um pouco mais popular do que o restante do portfólio da marca. Ele fazia dupla com o Etios, lançado em 2012, modelo com o qual dividia a plataforma EFC e, assim como o irmão, foi oferecido em carrocerias hatch e sedan.
A variante do Yaris oferecida no mercado brasileiro é uma derivação do Yaris original, lançado em 1999 e que hoje é comercializada em mercados de primeiro mundo. O "nosso" Yaris foi desenvolvido para mercados emergentes e existe desde 2013; o modelo que recebemos é uma reestilização dele, apresentada lá fora em 2017.
)
Ele foi oferecido no Brasil com motores 1.3 e 1.5 aspirados flex, os mesmos disponíveis para o Etios, que podiam ser combinados a uma caixa manual de cinco marchas ou a um câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas; ele não recebeu a transmissão automática de quatro velocidades do Etios.
Em 2021, o Yaris brasileiro recebeu seu primeiro e único facelift, adotando uma dianteira redesenhada com novos faróis para a versão mais cara, novo para-choque frontal e novas opções de rodas, além de novidades na cabine. As gamas de versões tanto do hatch quanto do sedan também passaram por mudanças na época.
)
Curiosamente, apesar da proximidade do fim oficial, a Toyota aproveitou a virada de ano para promover aumentos em toda a gama do Yaris, chegando a até R$4.700 de reajuste. Agora, a versão XL em ambas as carrocerias começa em R$108.890 enquanto o Yaris Sedan XLS, o mais caro, sai por R$133.790.
Quanto ao inédito Yaris Cross, a expectativa é que o novo SUV compacto chegue no segundo semestre de 2025 com motores 1.5 aspirado ou híbrido, sempre flex, e preços que podem ficar entre R$110.000 e R$160.000. Mais novidades podem surgir a qualquer momento.

Especialista em Especialista