Sem se abalar com polêmicas, Audi impressiona no Salão de SP

3 min de leitura
Imagem de: Sem se abalar com polêmicas, Audi impressiona no Salão de SP

Se lá nos EUA a Audi virou protagonista de um novo episódio na novela Dieselgate, o braço brasileiro da marca manteve a compostura e fez aquela que pode ser considerada a melhor apresentação do primeiro dia do Salão do Automóvel de São Paulo. A receita foi certeira: um elenco de respeito da montadora, combinado a algumas iniciativas mais arrojadas e algumas ações bacanas resultaram em um show para os jornalistas presentes.

Segundo Herlander Zola, diretor de marketing da Audi aqui no Brasil, todos os carros do estande combinados geravam cerca de 7,8 mil cavalos de potência! Boa parte desta cavalaria vem de um trio de respeito, liderado pelo superesportivo R8 V10 Plus, com seus 510 cv e que finalmente chega em sua segunda geração aqui no Brasil.

Ele é acompanhado por um verdadeiro míssil balístico encarnado em uma perua, a RS6 Avant que, assim como o saloon titânico RS7 Sportback, ostenta um motor V8 4.0 biturbo de 605 cavalos.

Os SUVs da família Q foram representados em ordem de grandeza pela RS Q3, SQ5 e Q7. A caçula, Q2, revelada no Salão de Genebra deste ano, não apareceu.

Fechando a lista apareçam modelos como o A3 – que inclusive contou com um grafismo feito por Eduardo Kobra em homenagem ao Ayrton Senna –  e o S3, ambos na versão sedan, o TTS Roadster, o  RS3 Sportback, o A4 em suas versões sedan e perua, o A6 e o luxuosíssimo A8, que também apareceu na versão esportiva S8.

O S5 coupé foi um dos modelos que contou com a revelação mais dramática: parado entre duas pequenas rampas, o carro foi “sobrevoado” pelo skatista brasileiro Bob Burnquist, um dos embaixadores da marca aqui no país, em uma manobra que arrancou aplausos dos jornalistas presentes.

Dividindo o palco com o R8 também estava o SUV conceito h-tron, que foi revelado no Salão de Detroit no início do ano e é movido a hidrogênio.

A gente transmitiu tudo em uma live lá no Facebook do TecMundo Auto – com uma qualidade bem questionável, é verdade, mas tem um R8 lá, vale  a pena conferir.

Compartilhando Audis por aí

Um assunto que também foi abordado pela Audi em sua coletiva foi o lançamento do serviço Audi Share, que vai permitir os consumidores e fãs da marca possam alugar carros da Audi. Os modelos que fazem parte do programa são o A3 Sedan, Q3, A4, A6, Q3 e TT Coupé.

As locações poderão ser feitas em períodos de horas, dias ou finais de semana e o valor das diárias vão de R$ 295 até R$ 495.

Da Alemanha para a Lua

Um dos grandes destaques da Audi, no entanto, não era um modelo que poderia ser guiado por aí. A montadora revelou que tem planos de explorar a lua e, para isso, vai enviar o seu simpático rover Lunar Quattro, como parte do projeto Google Lunar Xprize.

A sonda será lançada em 2017 e fará a exploração da superfície lunar, enviando imagens para a Terra em tempo real e, de quebra, fazendo um merchan galático para a Audi.

Das pistas para a eternidade

Além do Lunar Quattro, outro veículo em exposição no estande da montadora alemã chama muito a atenção do público, mas também serve como um lembrete amargo para os fãs de automobilismo.

O R18 e-Tron, protótipo da Audi que disputou o Campeonato Mundial de Endurance e um dos modelos vencedores das 24 Horas de Le Mans, está lá para entreter e para lembrar que a marca não participará mais do campeonato a partir de 2017.

De qualquer forma, R18 é a cereja no topo de um bolo delicioso feito pela Audi para o Salão de 2016. Mas, ainda assim... Obrigado por essa, Dieselgate.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.