12 recursos do iOS 9 que a Apple 'emprestou' do Windows e do Android

4 min de leitura
Imagem de: 12 recursos do iOS 9 que a Apple 'emprestou' do Windows e do Android

"Isso sim é inovação". Esse foi o tom usado em várias frases para anunciar alguns dos recursos do iOS 9 durante o WWDC 2015, evento anual da Apple para desenvolvedores. Durante a apresentação, diversas funcionalidades foram reveladas, mas algumas não eram tão novas assim.

O tom de brincadeira entregou a estratégia: mesmo tendo anunciado os recursos como inovadores, a Apple sabe muito bem que eles estão presentes nos concorrentes. Windows e Android, por exemplo,  trazem diversas funcionalidades das que foram apresentadas, o que nos leva a crer que houve um consenso não pronunciado, algo como: "Sei que isso não é novo, admito que é essencial e estou integrando em minha plataforma". Vamos ver o que o iOS 9 emprestou dos outros?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Tela dividida e multitarefa no iPad

Presente em aparelhos da Samsung e LG há anos, o recurso de tela dividida finalmente chegou ao iOS. Porém, apenas o iPad Air 2 vai poder utilizá-lo. Dessa forma, dois apps podem funcionar ao mesmo tempo, ocupando completamente o display com suas interfaces. Nada de novo para quem possui um Galaxy Note 3 ou LG G3, por exemplo.

Tela dividida e multitarefa no iPad.

Recurso semelhante no concorrente.

2. Sugestões do Spotlight

O Spotlight ficou mais inteligente. Agora, o mecanismo de busca no iOS 9 – assim como no OS X El Capitan – vai ser mais fácil de utilizar e aprenderá com o usuário. Através da Siri, o Spotlight vai sugerir contatos e apps recentemente usados, e haverá até indicação de lugares para visitar. Nada que o Google Now já não faça há algum tempo.

Sugestões do Spotlight.

Recurso semelhante no concorrente.

3. Proactive

A Siri se tornou mais proativa. Além de trabalhar com o Spotlight para sugerir contatos e apps, a assistente pessoal vai começar a dar dicas para os usuários antes mesmo que eles peçam. Lembrar entradas no calendário e indicar uma saída antecipada por causa do trânsito são algumas das possibilidades.

Proactive.

Recurso semelhante no concorrente.

4. Apple Maps

O Nokia HERE e o Google Maps deram uma "ajudinha" ao Apple Maps. O sistema de mapas do iOS 9 vai disponibilizar informações sobre o trânsito, assim como do transporte público de algumas cidades. Em adição a isso, a sugestão de lugares – algo que os concorrentes já fazem há tempos – também dará as caras na plataforma.

Sugestões do Apple Maps.

Recurso semelhante no concorrente.

5. iOS Notes

Semelhanças com o Evernote ou o Google Keep não são meras coincidências. Agora, o iOS Notes está ainda mais parecido com os apps tradicionais de notas, sendo capaz, inclusive, de registrar fotos e inseri-las nas anotações.

Appe de notas iOS Notes.

Recurso semelhante no concorrente.

6. Modo de economia de energia

O "novo" modo de economia de energia foi uma das funcionalidades que mais lembrou o que é visto em concorrentes como Android e Windows. Afinal, ambos trazem esse tipo de recurso e permitem que o aparelho consiga durar mais um pouquinho longe das tomadas. Esse sistema vai cortar funções do iOS 9 para economizar energia.

Modo de economia de energia.

Recurso semelhante no concorrente.

7. Vídeo em janela pop-up

Assim como a tela dividida, o recurso de janela pop-up já está presente em outros aparelhos. Graças a essa funcionalidade, é possível assistir a um vídeo enquanto você checa os seus emails ou navegar na internet enquanto busca por músicas no iTunes.

Vídeo em janela pop-up.

Recurso semelhante no concorrente.

8. Atalhos de teclado

O recurso que já estava presente no Android e em diversos aplicativos de terceiros – como SwiftKey e Swype – acaba de desembarcar oficialmente no iOS. Agora, além das sugestões de escrita e correção automática, o teclado do sistema vai oferecer alguns botões de edição, como colar, copiar, recortar, tirar foto e adicionar anexo. O recurso vai enriquecer a experiência do usuários, mas está longe de ser uma novidade.

Atalhos de teclado do iOS 9.

Recurso semelhante no concorrente.

9. App de notícias

Semelhante ao Flipboard e ao Play Banca, o novo app de notícias da Apple vai reunir as principais fontes de informação em um só lugar para que os usuários possam se manter informados. O tipo de conteúdo a ser exibido poderá ser definido de acordo com as preferências pessoais de cada um.

App de notícias.

Recurso semelhante no concorrente.

10. Swift 2 com código aberto

A Apple vai abrir as portas da sua linguagem de programação. Com um código aberto, desenvolver para o iOS 9 com o Swift 2 se tornará uma tarefa mais acessível a todos que desejarem. Quando for entregue, o sistema também promete estar mais rápido e dinâmico para os usuários.

Swift 2 com código aberto.

11. Apple Music

A tendência ao streaming de música era evidente e a Apple não errou ao anunciar o Apple Music. No entanto, há diversas opções já disponíveis para o mercado – inclusive para o próprio iOS – o que remove o título de "inovador" para o novo sistema da empresa.

Apple Music.

Recurso semelhante no concorrente.

12. iCloud Drive

Um app dedicado para que você possa gerenciar as suas pastas e arquivos armazenados na nuvem. Soa como uma novidade? Essa é a principal função do iCloud Drive, que ainda vai contar com um mecanismo de busca, navegação intuitiva e informações sobre espaço disponível.

iCloud Drive.

Recurso semelhante no concorrente.

E no OS X El Capitan?

O sistema operacional para computadores da Apple também aproveitou algumas funcionalidades dos concorrentes. As mais evidentes são a fixação de abas no Safari – algo que o Google Chrome já faz – e a tela dividida para trabalhar com dois programas – muito semelhante ao que acontece no Windows. Algumas ações no software de email, como deslizar as mensagens para realizar algumas ações, também foram "emprestadas" de outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.