A preocupação das empresas detentoras de sistemas operacionais agora não gira somente em torno de desempenho: fazer com que a sua bateria dure mais ao economizar em consumo já é prioridade há algum tempo, e a Apple não deixou isso de lado no iOS 9.

Trata-se do "Modo de Pouca Energia" (ou "Low Power Mode", no original em inglês), um recurso que foi apresentado junto com a nova versão do iOS durante a conferência principal da WWDC 2015. Ele conserva a energia ao limitar a atividade de rede e o desempenho do próprio aparelho — ou seja, deixa de lado algumas funções para que você ganhe um tempo a mais do aparelho funcionando.

O email só pode ser conferido normalmente (o ícone interativo e as notificações param de funcionar), a atualizações de apps funcionando em segundo plano é desativada, não é possível fazer downloads e opções como sensores de luz e movimento são reduzidas para um mínimo. A velocidade da sua internet também cai.

A boa notícia? Além de ser fácil de ser ligado, o tal novo modo atua de forma totalmente automática e mexendo em configurações "por debaixo dos panos", sem exigir conhecimentos avançados por parte do usuário.

Segundo a própria Apple, isso pode gerar até uma hora a mais de energia quando a carga estiver no fim . Ele poderá ser ativado pelo menu Ajustes > Bateria do sistema operacional móvel da Apple, que já pode ser baixado por desenvolvedores e fãs curiosos.

Esse recurso já existia no Apple Watch com o nome de "Reserva de Energia" e função parecida: para garantir maior duração da bateria, ele desliga quase todas as funções principais do aparelho, exceto a exibição de horário,  virando um relógio digital como qualquer outro.

Cupons de desconto TecMundo: