Review: Apple Magic Trackpad

5 min de leitura
Imagem de: Review: Apple Magic Trackpad

Quem tem notebook já conhece bem como funciona um trackpad. Aquela área onde, arrastando o dedo, é possível controlar o cursor do seu computador sem o auxílio de um mouse é consenso entre todos os fabricantes de computadores portáteis, apesar de contínuas reclamações dos usuários.

Certamente, você já presenciou a cena de alguém tirando um notebook da mala e imediatamente conectando um mini mouse USB. Seja por costume ou por dificuldade em ligar com o reduzido espaço do trackpad em um portátil, é fato que a  maioria das pessoas não utiliza a área sensível para controlar o computador.

Magic Trackpad

Fonte: Apple/Divulgação

A principal estranheza do Magic Trackpad vem justamente daí. Enquanto no reino dos notebooks o acessório é praticamente ignorado, a Apple resolve lançar uma versão desktop do  periférico, e aparentemente obteve resultados expressivos de venda e de opinião. Será o "campo de distorção da realidade" de Jobs em ação novamente?

A prancha da Apple

A pequena prancha da Apple é, basicamente, uma mistura entre o trackpad dos MacBooks mais recentes com o belíssimo teclado Bluetooth de Cupertino. Aliás, o perfil do Magic Trackpad é exatamente igual ao do teclado, permitindo que ambos sejam colocados lado a lado e se pareçam com uma única peça.

Em termos de hardware, o único requisito para utilizar o Magic Trackpad é uma antena Bluetooth. Como esse dispositivo é padrão em todos os Macs, ninguém terá problemas em poder ou não utilizar o periférico no seu computador Apple.

Magic Trackpad, teclado bluetooth e iMac

Fonte: Apple/Divulgação

Já em relação ao software, além de exigir o Mac OS X Snow Leopard (10.6.4 ou superior), é necessário também atualizar o driver Bluetooth e o painel de Preferências do sistema  para que o computador reconheça o Magic Trackpad. O download pode ser feito via Atualização de Software ou pelo site da Apple.

APROVADO

Conforto e ergonomia

A quantidade de usuários de computador que sofrem de males relacionados ao teclado e ao mouse é enorme. Lesões por esforços repetitivos são comuns em digitadores e outros profissionais que passam a vida em frente a um PC.

Magic TrackpadO Magic Trackpad oferece ao usuário uma experiência completamente diferente de utilização e, ao menos pelo período de testes aqui no escritório do Baixaki, pareceu bem menos exigente em relação ao pulso do usuário do que um mouse comum.

Além disso, o tamanho do Magic Trackpad une facilidade de transporte com praticidade. Apesar de ser muito maior que seus parentes de notebooks, a área sensível do acessório não é tão grande a ponto de ser desconfortável.

O mesmo pode ser dito do “botão” do Magic Trackpad. Na verdade, o aparelho conta com dois botões minúsculos localizados nos “pés” do acessório, e ambos podem ser ativados com um único comando - padrão da Apple - ou com dois botões diferentes, como em mouses comuns. A opção de “tap” (pancadinha) também existe e garante que não seja necessário muito esforço para fazer o Magic Trackpad funcionar.

Multitoques

O Magic Trackpad também funciona nos notebooks da AppleSe você já teve a oportunidade de utilizar um iPhone, iPad ou mesmo um MacBook mais recente, você sabe exatamente qual a sensação de utilizar a capacidade multitouch do Magic Trackpad.

A superfície ativa do periférico é de vidro e oferece uma sensação de solidez sem o atrito encontrado em tablets e mesas digitalizadoras comuns. A velocidade de resposta a qualquer comando é extremamente alta e o controle do sistema através de gestos é muito agradável.

Além da rolagem vertical e lateral disponível desde os primeiros MacBooks brancos (ainda na época da troca pelos chips Intel), o Magic Trackpad oferece possibilidades configuráveis para toques de até quatro dedos simultâneos.

Configuração

Depois de instalado o painel de preferências para trackpads e pareado o periférico, a primeira coisa a fazer é unir esses dois eventos à ação básica de quando se adquire  um “brinquedinho” novo: definir como ele deverá funcionar.

Painel de configurações do Magic Trackpad

As preferências do Magic Trackpad são simples e diretas, sendo compreendidas rapidamente graças às ilustrações em vídeo exibidas na janela. Ao selecionar uma ação, a simulação do funcionamento daquele gesto é exibida  automaticamente, ensinando como proceder para cada finalidade desejada.

Design

Perfil do Magic Trackpad

Fonte: Apple/Divulgação

Como era esperado de um produto com a marca da maçã, o visual do Magic Tackpad é elegante e estiloso. Feito com o mesmo alumínio utilizado no teclado sem fio para Macs, a prancha sensível de Steve Jobs completa o visual Apple de qualquer mesa de trabalho com simplicidade e eficácia.

REPROVADO

Instalação

Apesar de ser compreensível que novos Macs já venham com suporte para o Magic Trackpad instalado de fábrica, o lançamento do periférico não significou, naturalmente, que todos os computadores já vendidos pela empresa seriam incompatíveis com o equipamento.

Ainda assim, ao comprar um Magic Trackpad você será obrigado a baixar - do site da Apple - os drivers e atualizações necessárias para a instalação do acessório. Esses downloads são obrigatórios sim, já que na caixa do Magic Trackpad não existe disco de instalação.

Precisão

Mesmo que o Magic Trackpad seja muito parecido com uma mesa digitalizadora, utilizá-lo como tal é tarefa praticamente impossível. Por ser acionado com os dedos, e não através de uma stylus, a precisão obtida com o acessório não é suficiente para atividades normalmente realizadas com tablets. Tratamento de imagem, desenho e ilustração - por mais que possam ser feitos com o Magic Trackpad - não contam com a mesma facilidade que uma Wacom ou Genius, por exemplo, oferece.

Da mesma forma, se você trabalha com muitas janelas e precisa movimentar conteúdo entre elas com rapidez, será relativamente comum algo não acontecer como você espera.

VALE A PENA?

Vale principalmente para quem não gosta do mouse ou para aqueles usuários com uma predisposição maior a desenvolver lesões relacionadas aos movimentos limitados e repetitivos, comuns a esse tipo de equipamento. O Magic Trackpad garante a esse tipo de usuário uma experiência bem distinta durante a utilização normal do computador.

O par Bluetooth de entrada a Apple: teclado sem fio e Magic Trackpad

Fonte: Apple/Divulgação

Porém, se ao comprar o Magic Trackpad o usuário acredita estar adquirindo uma tablet como as Wacom, o engano não poderia ser maior. Apesar de extremamente prática e, depois de um tempo para se acostumar com os diferentes métodos de ativação, ágil, o Magic Trackpad não é preciso, e trabalhos mais detalhados ainda são realizados de maneira mais eficaz e com maior qualidade usando um mouse do que com a prancha da Apple.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.