Apple responde: fechar apps em segundo plano economiza a bateria?

1 min de leitura
Imagem de: Apple responde: fechar apps em segundo plano economiza a bateria?

"Basta usar como foi concebido e você será feliz. Não é preciso fechar aplicativos nunca". Essa declaração é de Steve Jobs, ex-CEO da Apple, comentando sobre a relação multitarefa x bateria, em 2010. Ainda assim, muitas pessoas ainda costumam encerrar aplicativos em segundo plano para economizar bateria. Agora, quem falou sobre o assunto foi o atual líder de softwares da Maçã, Craig Federighi.

Um leitor do 9to5Mac, chamado Caleb, havia enviado duas perguntas para o atual CEO da Apple, Tim Cook. Eram elas:

  • Você fecha os aplicativos que estão fechados em segundo plano?
  • Isso (fechar) interfere de alguma maneira no desempenho da bateria?

O usuário recebeu uma resposta simples de Federighi, mesmo que a pergunta tenha sido endereçada ao CEO da companhia. O que o executivo disse? "Não e não".

Como Jobs havia mencionado — na época, o sistema em voga era o iOS 4 —, apps em segundo plano não estão funcionando como se estivessem em primeiro plano. Isso significa que eles estão congelados na memória RAM, e a influência disso na autonomia da bateria é insignificante.

Agora, se você quer aumentar a autonomia, recomendamos ficar de olho no uso de apps que consomem muita energia. Normalmente, são aqueles que exigem conexão GPS, dados constantes, processamento intenso da GPU e até apps de música — como exemplo, podemos citar o Facebook, o Waze e aplicativos de jogos 3D.

Quais as dicas para economizar bateria? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.