menu
Logo TecMundo
Software

A partir de agora, você pode gravar vídeos dos seus jogos no Android

A Google Play Games chegou hoje com uma novidade incrível: a partir de agora, é possível filmar a sua jogatina do seu smartphone e upar o vídeo no YouTube de uma maneira muito fácil

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

schedule25/02/2016, às 16:28

A partir de agora, você pode gravar vídeos dos seus jogos no AndroidFonte: Google Play Games

Imagem de A partir de agora, você pode gravar vídeos dos seus jogos no Android no tecmundo

O termo youtuber é relativamente novo no mundo da tecnologia, mas já é conhecido por grande parte das pessoas. Segundo um relatório da Google, das 20 maiores celebridades do Brasil, 10 são youtubers e 2 são gamers. Não é à toa que grande parte dos criadores de conteúdo da plataforma de vídeo utilizam jogos como tema. Agora, também é possível gravar jogatinas direto do Android de forma nativa e enviá-las diretamente para o YouTube.

A partir de hoje, qualquer pessoa pode filmar a si mesmo jogando qualquer título mobile. A decisão é bem-vinda, principalmente se levarmos em conta os números de adesão da plataforma. Atualmente, há 1,4 bilhão de pessoas com um aparelho Android, sendo que, desse total, há 1 bilhão ativo no Google Play Games. Além disso, 83% dos aparelhos da América Latina contam com o sistema operacional da Gigante de Buscas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

Considerando essa quantidade enorme de jogadores, é compreensível a implementação da nova ferramenta. Não é qualquer um que tem um bom computador, um console, uma câmera para gravar a transmissão e um bom microfone, mas a parcela de jogadores que contam com tudo isso em um smartphone ou tablet é grande.

As outras soluções de filagem consistiam em utilizar apps de terceiros que, muitas vezes, requeriam um aparelho com root ou gambiarras, como a de utilizar emuladores e apks para atingir o mesmo resultado, coisas possivelmente complexas para os usuários comum.

Saiba como gravar

O recurso funciona nativamente com o aplicativo Google Play Games em qualquer Android 5.0 ou superior. Para começar a gravar – não confundir com streamar, pois o app não transmite ao vivo –, basta abrir o utilitário e escolher o jogo que você queira capturar. Na miniatura do título, selecione o ícone de gravação (bolinha vermelha) para o app executar com o balãozinho da câmera.

Galeria 1

Nessa bolha, há três atalhos: o de começar a filmar (a ferramenta não grava automaticamente), o de mutar a voz e o de retirar o vídeo da câmera frontal, que filma o seu rosto durante a sessão de jogatina. É possível movimentar o balãozinho para qualquer canto da tela, tudo para não atrapalhar o conteúdo.

Antes de começar a produzir o gameplay, você pode escolher a qualidade final do vídeo, que pode ser em HD (720p) ou SD (480p). Por enquanto, o Google Play Games ainda não grava na resolução nativa do smartphone nem permite transmitir ao vivo.

Galeria 2

Vale ressaltar que o app filma tudo o que é apresentado no display, incluindo trocar de aplicativos (sim, trocar para o Facebook não vai interromper a gravação e vai capturar a sua timeline), sons de notificações do WhatsApp e Messenger, alerta de emails e tudo o que você possa imaginar.

Depois que você terminar de filmar, basta clicar no ícone de gravação mais uma vez para que o vídeo seja salvo na galeria. Se você pressionar o popup do aplicativo, você será redirecionado para uma opção de ver o vídeo salvo na galeria ou de fazer o upload do conteúdo diretamente no YouTube, onde você pode efetuar uma edição básica, colocar filtros ou combinar músicas.

undefined

Primeiras impressões

Durante os nossos testes, utilizamos um Samsung Galaxy S6 edge e um Moto Maxx para filmar a jogatina. Durante o tempo gasto no game (utilizamos o Horizon Chase), não houve perda de desempenho, gargalo nem superaquecimento dos aparelhos. Tudo foi executado perfeitamente. O grande problema veio depois.

No Samsung Galaxy S6 edge, o áudio ficou perfeito e no tempo certo, mas, por algum motivo, o vídeo ficou acelerado. Isso descompassou o conteúdo inteiro e ficou impossível de ser utilizado. Testamos mais vezes e com outros jogos, mas todos ficaram iguais. A partir de certo tempo, a imagem congelou, e apenas o áudio continuou.

Já no Moto Maxx as coisas foram melhores, mas ainda apresentaram problemas. O vídeo ficou perfeito até a partida começar de fato. Durante a corrida em Horizon Chase, o conteúdo ficou parecendo que estava com lag (sim, lag de conexão), com frames voltando a cada segundo.

Você sabia que a partir de agora é possível gravar as suas jogatinas no Android? Comente no Fórum do TecMundo

Sem sombra de dúvidas, trata-se de uma ferramenta muito poderosa, mas ainda precisa ser refinada. Nós não tivemos a chance de testá-la em outros aparelhos, mas, se você já teve a chance de utilizar a plataforma, deixe os seus comentários abaixo.