Do melhor ao pior: veja ranking dos filmes do DCU

Imagem de: Do melhor ao pior: veja ranking dos filmes do DCU
Imagem: Warner/divulgação

A DC conta alguns dos melhores heróis e histórias dos quadrinhos. Após inúmeras HQs icônicas e animações bem sucedidas, estava na hora de seguir os passos da Marvel e começar o seu próprio Universo Compartilhado.

Embora as coisas não tenham saído como o esperado na última década, na liderança do diretor Zack Snyfer, o Minha Série listou os melhores e piores filmes do DCU, de acordo com suas respectivas notas no IMDb.

Confira a seguir a lista com 14 filmes da DC, do melhor ao pior, de acordo com as avaliações dos fãs.

1º - Liga da Justiça de Zack Synder

Após anos de rumores e muitas especulações, Zack Synder enfim lançou a sua versão completa de Liga da Justiça em 2021. O filme adotou uma perspectiva diferente, no formato 4:3, e possui quatro horas de duração, divididos em capítulos.

Lançado exclusivamente para o HBO Max, o filme é a visão de Synder sobre o projeto, com tudo o que diretor pretendia fazer no DCU antes de se afastar da produção em 2017 por problemas pessoais. Amado por uns, odiado por outros, a Liga de Justiça de Zack Synder possui exatas 8 estrelas no IMDb, e lidera o ranking.

2º - The Batman

Considerado por muitos como uma das, se não, a melhor adaptação do Homem-Morcego, The Batman é uma "releitura" do diretor Matt Reeves sobre o icônico detetive. No filme, Robert Pattinson encarna o Cavaleiro das Trevas de forma magistral no seu segundo ano como o vigilante de Gotham City.

O filme adota uma pega mais "pé no chão", colocando Batman atrás de um serial killer que gosta de brincar com suas vítimas, o Charada. O longa oferece quase três horas de um bom suspense policial, e conseguiu nota 7.8 no IMDb.

3º - Mulher-Maravilha

Lançado em 2017, Mulher-Maravilha enfim estreava com o filme solo da Princesa Diana de Themyscira. Interpretada por Gal Gadot, a produção dirigida por Patty Jenkins conseguiu ótimas cenas de ação em slow motion, e momentos bad-ass da personagem.

A grande reclamação, no entanto, ficou por conta do final aquém do esperado. Mesmo assim, Mulher-Maravilha figura como uma das melhores produções da DC, sem sombra de dúvidas, alcançando nota 7.4 no agregador.

4º - O Esquadrão Suicida

Após o fiasco do Esquadrão Suicida de 2015, a Warner resolveu realizar uma sequência em formato de soft reboot. Para isso, chamou o diretor James Gunn, promoveu uma reformulação no elenco, e adicionou novos rostos na Força Tarefa X.

O resultado é um filme muito divertido, com um bom tempo para comédia, personagens caricatos e divertidos, além de uma ação trash, repleta de sangue e tripas no chão. O longa estreou em 2021 e possui nota 7.2.

5º - O Homem de Aço

Para muitos, o Homem de Aço de Zack Synder é o filme definitivo da DC. O longa chegou aos cinemas em 2013, como o início do Universo Compartilhado da DC. Henry Cavill vestiu o manto do kryptoniano em uma adaptação mais cinzenta, contemplativa, e séria do personagem.

Inicialmente, a recepção foi morna, mas os problemas e incertezas dentro da Warner com o passar dos anos absolveram o filme de diversas críticas iniciais. O Homem de Aço é uma adaptação diferente do Superman, mas possui muito valor, e por isso tem nota 7.1.

6º - Shazam!

Na tentativa de largar a mão do universo mais sombrio e sério criado por Zack Synder, a Warner resolveu abraçar a galhofa, cores e diversão em uma adaptação despretensiosa de Shazam.

Interpretado por Zachary Levi e Asher Angel, Billy Batson conseguiu um certo destaque no DCU com um filme divertido e leve, sem a pretensão de ser um épico, mas sim uma aventura típica de Sessão da Tarde. O longa conseguiu nota 7.

7º - Aquaman

Projeto muito esperado entre os fãs, Aquaman finalmente ganhou um filme para chamar de seu em 2018. A direção inusitada veio de um grande nome do cinema de terror, James Wan, que encontrou o equilíbrio ideal no Arthur de Jason Momoa.

Também cheio de cores e vida, Aquaman é uma experiência divertidíssima, bem coreografada, e com cenas de ação contagiantes. Entretanto, o lançamento não obteve tanto destaque como merecia, principalmente por sair entre a conclusão dos 10 anos da Marvel, que certamente ofuscou a aventura no fundo do mar. Mesmo assim, o projeto tem nota 6.8.

8º - Shazam! Fúria dos Deuses

Assim como seu antecessor, Shazam! Fúria dos Deuses busca ser um filme despretensioso, que não quer dar passos maiores que a própria perna. No entanto, a narrativa boba e sem impacto fez com que o público não tivesse interesse no longa. Ainda que não seja ruim, Shazam! Fúria dos Deuses tem nota 6.4.

9º - Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Após Homem de Aço, Zack Synder embarcou em um emblemático filme que colocava os dois maiores heróis da DC frente a frente. Batman vs Superman adapta inúmeros arcos em um único filme, e é um grande divisor de águas entre os fãs.

Com um terceiro de ato bem agitado, grande parte do filme acaba não convencendo, mas os minutos finais são, no mínimo, interessantes. Cheio de críticas morais aos super-heróis e uma atmosfera pesada, o filme introduziu Ben Affleck como o Cavaleiro das Trevas, e tem nota 6.4.

10º - Adão Negro

Engavetado há décadas, o filme do Adão Negro com The Rock finalmente saiu do papel em 2022, e para muitos era melhor ter continuado apenas como uma ideia. Cheio de clichês bem feitos e uma trama ruim, o projeto não convence, e foi uma grande bomba dentro da Warner, conquistando apenas a nota 6.3.

11º - Liga da Justiça

Liga da Justiça é um daqueles projetos que passaram por um desenvolvimento infernal. Zack Synder era responsável pelo longa, mas acabou saindo do projeto após a morte de sua filha. O diretor Joss Whedon (Vingadores), entrou como substituto. No meio do caminho, a própria Warner Bros decidiu que também queria a sua fatia do bolo.

O resultado é um filme picotado, com partes de cada diretor e ideias distintas. Liga da Justiça é considerado como uma das piores adaptações de quadrinhos recentes. Por conta disso, tem nota 6.1.

12º - Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Mesmo que o Esquadrão Suicida de 2015 tenha sido um fiasco, a personagem da Arlequina ganhou muita notoriedade, e um filme das icônicas Aves de Rapina foi lançado. A trama possui a própria Arlequina, a Caçadora, Renee Montoya e Canário Negro, que se uniram para salvar uma garota de um vilão do submundo do crime.

O filme é bem-humorado e sem violência explicita, mas a baixa procura do público fez com que caísse no esquecimento, e conta com uma nota 6 no IMDb.

13º - Esquadrão Suicida

Com trailers alucinantes e um novo Coringa, dessa vez interpretado por Jared Leto, Esquadrão Suicida tinha tudo para ser incrível. Infelizmente, o filme também havia sido picotado pela distribuidora, e sempre esteve um passo atrás do que realmente deveria ser. No fim, Esquadrão Suicida foi um delírio coletivo por trailers bem feitos que se transformou em um amontado de coisas ruins.

Pelo menos, a produção conseguiu revelar a Arlequina de Margot Robbie ao mundo, colocando a personagem como um dos maiores ícones da cultura pop recente. O longa tem nota 5.9.

14º - Mulher-Maravilha 1984

Por fim, Mulher-Maravilha 1984 é a receita de bolo exata do que não deve ser feito em uma sequência. Com efeitos especiais ruins, uma trama sem sentido, e vilões extremamente mal aproveitados, não há absolutamente nada para salvar nesse segundo filme. Não atoa teve a pior nota do DCU, com 5.4 no IMDb.

E você, o que achou dessa lista baseada no IMDb? Acha que algum filme saiu injustiçado pela crítica ou público? Vale lembrar que o Universo da DC ganhou uma nova direção, e diversos novos filmes foram anunciados para os próximos anos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.