Conversamos com a Acer sobre os lançamentos para 2014 [entrevista]

5 min de leitura
Imagem de: Conversamos com a Acer sobre os lançamentos para 2014 [entrevista]

No último dia 29 de abril, aconteceu em Nova York o “A Touch More Connected”, um evento exclusivo da Acer em que a empresa apresentou a sua nova linha de produtos para 2014. Entre as novidades estão notebooks, smartphones, tablets e até mesmo serviços como a nuvem de armazenamento BYOC.

Pouco depois do evento, nós conversamos com o diretor de marketing e vendas da Acer, Sérgio Bruno. O executivo comentou um pouco sobre a nova linha e afirmou o compromisso da empresa em garantir sempre os melhores produtos e a qualidade da marca para o mercado brasileiro.

A Acer já é uma marca conhecida no país por oferecer produtos com uma boa relação de custo e benefício e, segundo Bruno, essa característica deve continuar sendo o foco principal com os novos equipamentos. O executivo garantiu que os novos produtos devem chegar ao mercado brasileiro tão logo eles sejam lançados lá fora. Se não exatamente na mesma data, pouco tempo depois.

Garantindo a qualidade

A questão da qualidade dos produtos sempre foi muito importante para a Acer. Tão importante que, segundo Sérgio Bruno, a marca quase não possui rejeição no mercado brasileiro. E isso foi construído ao longo dos anos com uma base sólida e de responsabilidade.

Bruno também declarou que o mercado brasileiro está em crescimento — ainda um pouco atrás dos mercados internacionais —, mas o consumidor daqui já apresenta um senso crítico mais apurado na hora de escolher os seus equipamentos.

Se antes o importante era apenas o preço baixo, agora os consumidores buscam por custo e benefício, e isso a Acer consegue oferecer, garante o diretor de marketing.

A gama de produtos da Acer também cresce todos os anos. Atualmente já estão disponíveis notebooks de diversos perfis, tablets e outros devices, como Chromebooks. Esses últimos, apesar de já estarem presente no mercado brasileiro, ainda passam por um período de aprovação, afirmou o executivo: “Estamos testando o mercado brasileiro”. Se houver aceitação, o produto será lançado definitivamente no país.

Smartphones acessíveis

A Acer também está presente no mercado de smartphones. No evento realizado em Nova York, a companhia anunciou novos produtos, entre eles o Liquid E3 e o Z4. Os dois aparelhos devem chegar para competir com aparelhos de médio porte, como o Moto G. Para isso, eles terão hardware razoável e preço competitivo.

Contudo, esses dois modelos, pelo menos por enquanto, devem estar disponíveis apenas na Europa. Já no Brasil, Sérgio Bruno afirmou que a Acer pode lançar celulares em 2015. Contudo, ele não disse quais serão os modelos. Segundo ele, a linha de smartphones da empresa tem uma grande chance de crescer por aqui, mas é preciso estudar bem o mercado antes.

Durante o evento, a Acer também anunciou o Liquid Leap, um smartwatch que deverá ser compatível com o celular Liquid J e com outros produtos da companhia, além de alguns modelos de smartphones Android.

O modelo apresenta uma série de funcionalidades especialmente desenvolvidas para praticantes de atividades esportivas. O periférico é um produto relativamente novo e deve chegar ao mercado asiático no segundo semestre, mas ainda não há data de lançamento para o mercado ocidental.

Nova linha de produtos

Entre os novos equipamentos anunciados pela empresa está o Acer Aspire Switch 10. O híbrido 2 em 1 possui 4 modos diferentes de uso, segundo a empresa. As quatro maneiras são notebook, tablet, exibição e tenda. Os dois primeiros são autoexplicativos, já os dois últimos foram desenvolvidos para a exibição de conteúdo, como filmes e apresentações.

O hardware do Switch 10 conta com um processador quad-core Atom Bay Trail T, 64 GB de armazenamento e mais 2 GB de memória RAM. Quem quiser aumentar o espaço para os arquivos poderá investir em um dock/teclado com HD de 500 GB integrado.

O Iconia Tab 7 é um produto que combina as funcionalidades de um tablet e um smartphone trazendo, inclusive, conectividade 3G. O modelo de 7 polegadas é bastante fino: ele possui apenas 0,89 cm de espessura, fazendo com que seja confortável manuseá-lo.

O Iconia One 7 é um modelo mais robusto, com processador Intel Atom Z2560 e tela HD (com tecnologia IPS). O sistema operacional é o Android 4.4 (KitKat). Isso faz com que ele seja ideal para games e filmes, garante a Acer.

A empresa também está trazendo para o mercado dois novos notebooks de 11,6 polegadas, o Aspire V 11, que possui tela de toque, e o E 11. Os dois trazem o Windows 8.1 instalado e ambas as máquinas possuem processador Intel e tela com resolução de 1366x768 pixels. O HD é de até 1 TB.

Computação na nuvem

A Acer também está lançando um novo projeto de computação na nuvem: trata-se do BYOC, sigla de “Build Your Own Cloud” (faça sua própria nuvem, em tradução livre). O projeto de nuvem da Acer é diferente dos modelos tradicionais. Enquanto Google, Microsoft, Dropbox e afins oferecem seus próprios servidores para que as pessoas armazenem os seus arquivos, a Acer tem um projeto um pouco diferente.

O BYOC é uma plataforma que possibilita a criação de nuvens privadas, ou seja, cada um poderá criar a sua própria nuvem particular para manter os seus arquivos sincronizados em todos os dispositivos. Esse projeto marca a entrada da Acer no mercado de soluções mais completas: agora ela vai passar a oferecer hardware + software + serviços para os seus clientes.

O BYOC será oferecido através de apps e vai possibilitar a integração de sistemas através de uma nuvem privada. O sistema permitirá que você acesse os arquivos no seu PC (ou nuvem particular) através de seu tablet ou smartphone. Assim, seus dados estarão disponíveis em qualquer lugar, mas você não precisa se preocupar com a segurança (ou possível indisponibilidade deles), já que você terá o controle sobre o armazenamento.

Com isso, a Acer pretende reforçar a sua presença no setor de hardware e acelerar o crescimento de sua fatia de mercado com dispositivos conectados. O objetivo é consolidar ainda mais a presença da Acer no mercado de PCs.

Projetos para o futuro

O evento realizado em Nova York, no último dia 29 de abril, marcou o lançamento de toda a nova linha de produtos da Acer para os próximos meses. Segundo Sergio Bruno, essa manobra mostra que a empresa tem coragem: ao expor os seus planos para o futuro, a Acer se coloca à frente dos concorrentes, que agora precisam acompanhar as mudanças para se manterem competitivos.

Contudo, é possível que a companhia ainda tenha algumas cartas na manga para apresentar ao público. Isso porque todos os anos a Acer guarda algumas novidades para a Computex, que acontece todos os anos no início de junho em Taiwan.

O TecMundo vai estar presente no evento, trazendo todas as novidades do mundo da tecnologia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.