A Microsoft iniciou a disponibilização do download e da atualização para o Windows 10 a partir desta quarta-feira (29), mas nem todos os usuários estão recebendo o download e a notificação de upgrade ao mesmo tempo.

Porém, não precisa ficar esperando: é possível baixar a ISO do download do Windows 10 e realizar o procedimento manualmente (e sem qualquer tipo de tempo de espera). Se você preferir, é também possível criar um pendrive ou DVD bootável para atualizações posteriores. Logo abaixo, você confere todos os passos necessários para fazer isso e começar a usufruir da nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Atenção! O que você precisa saber antes de atualizar:

A Microsoft oferece update gratuito do sistema operacional caso você tenha o Windows 7, 8 ou 8.1. Entretanto, não é possível fazer uma instalação limpa sem o serial do Windows 10. Ou seja: as chaves de produto de versões anteriores não funcionam na instalação da nova.

Para usufruir e não pagar nada, você precisa usar a função "Atualizar" a partir de um dos sistemas especificados acima. Além disso, não se esqueça de fazer um backup de seus arquivos para não correr o risco de perder nada.

Como baixar e instalar

A partir do Windows Installation Media Creation Tool, você pode criar um CD ou um pendrive de instalação da nova versão do sistema operacional da Microsoft e prosseguir com o passo a passo. As etapas envolvem escolher o idioma, a edição e a arquitetura (32 bits ou 64 bits) do produto.

Ao abrir o programa, você seleciona também se vai criar um pendrive bootável ou gravar a ISO em um DVD. Tome cuidado se você for escolher a primeira opção, pois o processo vai deletar todos os arquivos armazenados no acessório, que precisa ter ao menos 4 GB de espaço.

O programa também age como o instalador em si: na primeira tela, você seleciona se quer fazer a atualização direto ou partir para a gravação da mídia bootável.

Com o arquivo baixado no pendrive, é só plugá-lo no seu próprio PC (e, depois, guardá-lo para utilização em outras máquinas). Caso você tenha baixado a ISO, é preciso usar um CD ou DVD para criar o disco de instalação — clique aqui para saber como fazer isso utilizando um software especializado.

Em sistemas que cumprem os requisitos de especificações técnicas e possuem o Windows original, a configuração é rápida. O procedimento de instalação leva em média 25 minutos. Vale lembrar também que, se essa for a primeira vez que você for instalar um Windows no PC em questão, será necessário colocar a chave de ativação original do sistema, como citado no início do artigo.