WhatsApp detalha como será conexão com Telegram, Messenger e outros apps

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp detalha como será conexão com Telegram, Messenger e outros apps
Imagem: GettyImages

O WhatsApp está cada vez mais próximo de ter uma operação de conversas entre outros aplicativos de chat. A ferramenta está em fases finais de desenvolvimento e logo começa a primeira fase de implementação.

O primeiro passo será uma integração ente o WhatsApp e o Messenger, que é o aplicativo de bate-papo do Facebook. O recurso vai permitir que usuários conversem entre si usando apps diferentes e enviem mensagens de texto, imagens, recados de voz, vídeos e arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como ambos os aplicativos são da mesma empresa, a Meta, essa integração é tida como menos complicada. Porém, tudo ainda é feito com cuidado e sem maiores promessas: chats em grupo ou ligações telefônicas estão descartados a curto prazo.

As mensagens de outros aplicativos ficarão em uma caixa de entrada separada, no topo das demais conversas. Além disso, os usuários poderão escolher se querem ou não participar desse tipo de comunicação aberta com os aplicativos de outras empresas.

Interação envolve preocupações com criptografia

Um dos desafios para a implementação dessa comunicação cruzada com outros mensageiros está na segurança. Afinal, aplicativos como o WhatsApp utilizam arquiteturas de proteção de dados diferentes de um Telegram, por exemplo.

A criptografia impede que as mensagens sejam interceptadas por terceiros.A criptografia impede que as mensagens sejam interceptadas por terceiros.Fonte:  GettyImages 

A equipe responsável pelo desenvolvimento da função está tentando equilibrar essa flexibilidade com a garantia de que a criptografia de ponta-a-ponta existente hoje não será quebrada nos chats.

Além disso, a abertura deixaria o público mais suscetível a receber spam ou golpes de outras fontes. Até por esse fator de risco, a integração com mensagens SMS está descartada a curto prazo.

O Messenger da Meta, dona do Facebook.O Messenger da Meta, dona do Facebook.Fonte:  Facebook 

Por enquanto, a Meta não divulgou quais serão as companhias aptas a conectar seus serviços com o WhatsApp fora o Messenger. Nenhuma empresa responsável por aplicativos de troca de mensagem confirmou até o momento o interesse ou o desenvolvimento de um protocolo para participar do projeto.

Novidade no WhatsApp é fruto de lei europeia

É bem provável que, ao menos inicialmente, a integração do WhatsApp com outros mensageiros comece restrita à União Europeia.

A região é atualmente a mais avançada na implementação de leis que tentam reduzir o domínio de mercado das empresas de tecnologia em diferentes setores. Essa legislação, que tem afetado até o funcionamento da App Store na Europa, é o que tem feito as companhias alterarem recursos e estratégias.

Dessa forma, ainda não é possível saber se a comunicação entre apps de mensagens e o WhatsApp também será implementada em países como o Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.