WhatsApp prepara suporte para conversas com outros apps no iOS

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp prepara suporte para conversas com outros apps no iOS
Imagem: GettyImages

O WhatsApp prepara o suporte para interoperabilidade com outros aplicativos de mensagens, descobriu o WABetaInfo nesta quarta-feira (24). A adição será implementada exclusivamente na Europa.

Os indícios do recurso foram encontrados na versão 24.2.10.72 do WhatsApp Beta para iOS, atualmente distribuído para participantes do TestFlight. Os chats com apps alternativos seriam reunidos em uma seção específica chamadas "Third-party Chats" ("Conversas em apps de terceiros", em tradução livre).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As conversas mantidas com usuários de outros aplicativos serão reunidas numa seção específica no WhatsApp.As conversas mantidas com usuários de outros aplicativos serão reunidas numa seção específica no WhatsApp.Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

A interoperabilidade com outros apps de mensagens é uma exigência da Digital Markets Act (DMA, ou "Lei dos Mercados Digitais", em tradução livre). O WhatsApp é categorizado como um serviço "gatekeeper", já que é líder do setor de mensagens na região.

A legislação requer que o WhatsApp abra espaço para comunicação com outros aplicativos, incluindo rivais como Telegram e Signal. Usuários do mensageiro da Meta devem poder mandar e receber mensagens para destinatários de outras plataformas, mesmo que elas não tenham conta.

A interoperabilidade não será obrigatória, porém. O WhatsApp pode incluir o recurso como uma função opcional no menu de configurações. Além disso, é necessário que a criptografia de ponta a ponta seja implementada mesmo em conversas entre apps diferentes.

Mudança será exclusiva na Europa

Por enquanto, não há data para o lançamento do suporte para conversas entre apps no WhatsApp. Contudo, não deve demorar para ser implementada.

Obviamente, por se tratar de uma mudança demandada por legislação, dificilmente ela será implementada em outras regiões. No Brasil, não existe nenhuma legislação semelhante a DMA que exija a interoperabilidade entre aplicativos de mensagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.