Como habilitar pagamentos no WhatsApp?

2 min de leitura
Imagem de: Como habilitar pagamentos no WhatsApp?
Imagem: GettyImages

O WhatsApp pode ser considerado um mensageiro completo em diversos sentidos. Ele não serve apenas para enviar mensagens, já que também apresenta vários outros recursos, como a opção de receber pagamentos.

Ficou curioso para saber como fazer isso? Então confira a seguir o que você precisa fazer para habilitar pagamentos no WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como habilitar pagamentos no WhatsApp?

Se você trabalha com vendas ou quer apenas receber um Pix, confira abaixo o que fazer para habilitar pagamentos no WhatsApp:

  • Abra uma conversa ou um grupo e verifique se a função de pagamento está ativa. Para isso, clique no ícone do clip e busque pela opção Pagamento;

Caso seu aplicativo esteja atualizado, a opção de pagamento vai aparecer nessa tela.Caso seu aplicativo esteja atualizado, a opção de pagamento vai aparecer nessa tela.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Se a opção estiver habilitada, você pode solicitar pagamentos no WhatsApp para qualquer contato que esteja em sua lista. Se ela não aparecer, tente verificar na loja do seu dispositivo se a versão mais recente do aplicativo está instalada.

Configurando o Meta Pay para realizar pagamentos

Antes de receber os pagamentos no WhatsApp, é preciso configurar uma conta da Meta Pay. Esse é um sistema que fica vinculado ao mensageiro, além de ser compatível com cartão de crédito e débito e outras formas de transação.

Confira como fazer isso na sequência:

  • Abra a conversa ou grupo no qual deseja realizar a cobrança;
  • Toque no ícone com o símbolo de Real e depois na aba Solicitar;

É preciso passar por essa tela para configurar o Meta Pay e receber pagamentos no WhatsApp.É preciso passar por essa tela para configurar o Meta Pay e receber pagamentos no WhatsApp.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Digite o valor da cobrança e depois escreva uma mensagem sobre o motivo do pagamento a receber;
  • Na próxima etapa, toque em Continuar e depois em Configurar para iniciar a configuração do serviço de pagamento;
  • Após aceitar os termos de serviço e clicar em Continuar, crie uma senha PIN com seis dígitos. Guarde esse número, pois ele será importante para o seu acesso;
  • Insira os dados pessoais que forem solicitados, depois toque em Avançar;
  • Adicione os dados do seu cartão de crédito, selecione um método de verificação para ele e depois em Continuar para enviar a solicitação de pagamento.

Há um valor máximo para pagamentos no WhatsApp?

Caso essa dúvida já tenha passado pela sua cabeça, a resposta é sim. Para quem deseja recorrer ao mensageiro para receber pagamentos, o limite de cobranças dentro do aplicativo é de R$ 1 mil por transação.

Outro ponto importante é que, contado da data em que você envia o pedido de cobrança, o devedor precisa realizar o pagamento em até seis dias úteis. Caso esse prazo vença, será preciso refazer a operação.

É preciso destacar que o WhatsApp limita o recebimento por venda apenas para aqueles que possuem uma conta no WhatsApp Business. Caso não esteja neste grupo, pode receber apenas valores por meio de um cartão de débito e o montante é enviado para a sua conta após a confirmação da pessoa que foi cobrada.

Gostou do conteúdo? Então, fique de olho aqui no TecMundo para mais tutoriais como esse. Até a próxima!


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.