Experimentos de AI do Google permitem conversar com livros

1 min de leitura
Imagem de: Experimentos de AI do Google permitem conversar com livros

As possibilidades geradas pela inteligência artificial para a tecnologia são enormes, como sempre falamos por aqui. E uma das vertentes amplamente exploradas é a de interação do homem com as máquinas, de modo que elas dialoguem de forma individual com ele.

A própria Google, cheia de engenheiros futuristas, apresentou uma forma de o usuário conversar com livros. É como se fosse um bate-papo em grupo, no qual o leitor faz uma pergunta e recebe respostas vindas de milhares de livros diferentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A intenção da gigante das buscas é envolver os seus usuários com o processamento de linguagens semânticas e, a partir disso, conhecê-los melhor. Ou seja, é mais uma estratégia para captar informações de hábitos e oferecer conteúdos mais direcionados ao público.

O nome de batismo é Talk to Books, e ele promete combinar milhões de sentenças com respostas que se encaixem e solucionem os questionamentos dos usuários.

Como funciona

Por meio de algoritmos, o software varre um banco gigantesco de livros do mundo todo, organizados de acordo com estilo e assuntos aos quais a pergunta se relaciona. Assim que encontra um par para aquele questionamento, ele retorna com a pergunta condizente.

Mas não espere tanta coisa dele, ok? Esses softwares ainda funcionam com combinações exatas de perguntas e respostas. Questões complexas como “o que eu devo fazer da vida depois que descobri que não era bolacha, mas sim biscoito?” provavelmente não terão resultados satisfatórios.

Semantris

Seguindo essa mesma ideia e interagindo com o Talk to Books, a Google criou um game de associação de palavras, para testar a habilidade dos usuários em combinar, corretamente, um termo aos seus sinônimos. O jogo se chama Semantris, e usa, como o nome sugere, a semântica por meio da AI.

Quando a palavra "café" estiver no topo do jogo, por exemplo, o jogador terá que digitar um termo relacionado a ela. Se ele escrever “pão”, o sistema buscará se essa palavra está ligada ao termo sugerido em uma lista de 10 verbetes. Se "pão" for relacionado a "café", ele pontuará conforme a proximidade. Talvez "pão" tenha o peso de 1 ponto, enquanto "açúcar" terá 5.

Essas novidades não são uma engenharia de cair o queixo, mas são de longe uma solução de grande utilidade, concorda? Deixe sua opinião nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.