Tor: entenda como esta rede garante o seu anonimato na internet

3 min de leitura
Imagem de: Tor: entenda como esta rede garante o seu anonimato na internet

O Tor, que já foi conhecido como o acrônimo para "The Onion Router", é um programa que protege a identidade dos usuários enquanto eles navegam na grande rede. Trata-se de um software livre e de código aberto que está frequentemente associado à Deep Web, a parte gigantesca e não indexada da internet.

Lançado originalmente em setembro de 2002, esse projeto foi escrito na linguagem de programação C e tem ajudado incontáveis usuários a permanecerem anônimos na internet. Mas como a rede do Tor funciona? E como esse software faz para "esconder" todas as informações que trafegam na grande rede? Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas a esse assunto e mostrar como você pode se proteger enquanto acessa a internet.

Você sabe o que é o Tor?

O que é o Tor?

Como já dissemos, o Tor é um programa que tem como objetivo proteger as informações dos usuários quando elas chegam na internet. O seu nome foi inspirado em um projeto chamado de "The Onion Router" e foi uma ideia inicial do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.

O projeto recebeu o apoio da Eletronic Frontier Fondation (EFF), uma das organizações mais conhecidas do mundo que se dedica à defesa dos direitos dos usuários na internet. Nos últimos anos, milhares de pessoas aderiram à utilização desse programa, e novos interessados surgem todos os dias em diversos países.

Como ele funciona?

Depois que o Tor estiver instalado, ele esconde sua identidade na rede e impede que terceiros visualizem suas tarefas no computador. Tudo isso só acontece graças a um mecanismo complexo que utiliza uma rede de transmissão de dados baseada em múltiplas máquinas.

O Tor é um programa que tem como objetivo proteger as informações dos usuários quando elas chegam na internet

Quando você envia uma mensagem para um amigo, por exemplo, ela passa não por apenas um, mas inúmeros PCs até chegar ao destinatário. A ideia desse esquema é dificultar o acesso indevido a um computador específico e confundir aqueles que estão tentando invadir a sua privacidade e vasculhar as suas informações.

Tor Browser está disponível para Windows, Mac OS X e Linux

Download do Tor

O Tor Browser é o programa que permite aos usuários utilizar essa complexa rede de computadores a seu favor diretamente no sistema operacional. O software está disponível para Windows, Mac OS X e Linux e oferece suporte a vários idiomas, como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português de Portugal.

Como ele garante o seu anonimato?

Essa complexa rede de máquinas pelas quais uma mensagem precisa passar é o que garante o anonimato dos usuários. Porém, além disso, o Tor é capaz de mascarar seus endereços IP e bloquear as tentativas de acesso de pessoas mal-intencionadas ao seu PC.

Aqueles que utilizam o Tor ainda dispõem de outra vantagem muito útil: a possibilidade de esconder a sua localização. Sabe quando aquele site fica perguntando se pode obter informações do seu local? Você não vai mais precisar se preocupar com isso se utilizar o Tor Browser, pois ele não permitirá que a página acesse essas informações sensíveis.

Já experimentou o Tor Browser?

É seguro?

Essa é uma dúvida comum, mas que pode ser facilmente respondida com um "depende". O Tor é definitivamente competente em dificultar – e até impedir – o acesso de criminosos a seus dados. Escondendo o seu IP e a sua localização, esse programa pode garantir o anonimato que muitos estão buscando ao navegar na internet.

A melhor solução ainda é unir prevenção e instrução, fatores que definitivamente podem evitar muitas dores de cabeça

Porém, é preciso lembrar que a melhor solução ainda é unir prevenção e instrução, fatores que definitivamente podem evitar muitas dores de cabeça. Portanto, é certo que o Tor pode garantir o seu anonimato, mas de nada adianta ficar escondido na grande rede ao mesmo tempo que você navega de forma totalmente despreocupada na internet. Aqui vão algumas dicas úteis que podem aprimorar a sua segurança na internet:

Que medidas de segurança você toma para navegar tranquilo na internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.