Empresa cria borboletas robóticas que voam de forma realista [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria borboletas robóticas que voam de forma realista [vídeo]

A Festo acaba de apresentar um vídeo muito interessante com sua última criação: as eMotionButterflies. As mariposas-robô de tamanho real não só podem voar em um ambiente de forma realista, assim como um inseto de verdade, mas também se esquivar de obstáculos e manter um padrão de movimentação consistente.

Embora pareça que cada robô possui o seu próprio cérebro e câmeras, na verdade um GPS central equipado com sensores infravermelhos faz o trabalho de processamento mais pesado remotamente e deve estar cuidadosamente posicionado no ambiente em que os bichos voam.

Os robozinhos voadores ainda não são autônomos, mas a pesquisa de miniaturização da Festo é bastante promissora. Afinal, as mariposas conseguem carregar sua própria fonte de energia, se comunicar com o processador central e se mover de forma realista pelo ar.

A festo é uma empresa de pesquisa que já tem experiência com outros projetos que imitam o mundo animal. A companhia já criou modelos robóticos de pássaros, cangurus, pinguins, águas-vivas e até libélulas totalmente funcionais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.