Instagram e Pinterest vão depor em inquérito sobre Molly Russell

1 min de leitura
Imagem de: Instagram e Pinterest vão depor em inquérito sobre Molly Russell
Imagem: Pixabay

Quase cinco anos após a morte da adolescente Molly Russell, no Reino Unido, executivos do Instagram e do Pinterest foram convocados a participar oficialmente do inquérito. A sindicância deve durar duas semanas e os executivos vão prestar depoimentos, segundo a BBC News.

Molly Russell tirou a própria vida aos 14 anos, em 2017. A menina usava os dois aplicativos para ver conteúdos sobre depressão, automutilação e suicídio. Nos últimos seis meses de vida, a garota usou o Instagram até 120 vezes por dia, curtindo mais de 11 mil publicações. Comportamento similar foi observado no Pinterest.

Um dos questionamentos para a Meta, dona do Instagram, deve ser a respeito de documentos revelados por Frances Haugen, ex-funcionária. No ano passado, a denunciante revelou, entre outros problemas, que a empresa usa algoritmos que incentivam a discórdia, muitas vezes custando vidas.

Outro detalhe a ser analisado é a série de estudos que a própria companhia realiza para avaliar o impacto das plataformas na saúde mental dos jovens. Os pesquisadores descobriram que o Instagram é prejudicial para uma porcentagem considerável. Os próprios adolescentes culpam a rede pelo aumento na ansiedade e depressão.

Acredita-se que a convocação tanto da Meta quanto do Pinterest para o inquérito sobre a morte de Molly Russell seja um passo significativo em direção à responsabilização das plataformas.

O CVV oferece ajuda gratuita em caso de depressão e pensamentos suicidas.O CVV oferece ajuda gratuita em caso de depressão e pensamentos suicidas.Fonte:  Shutterstock 

Apoio e ajuda

Em caso de necessidade de apoio emocional e de ajuda para prevenis o suicídio, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV). O atendimento é gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar.

O CVV está disponível pelo telefone 188, chat e e-mail. O atendimento acontece todos os dias, 24 horas e é sob total sigilo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.