7 serviços gratuitos alternativos ao PowerPoint

3 min de leitura
Imagem de: 7 serviços gratuitos alternativos ao PowerPoint

Apresentações em slide são importantes para a maioria das carreiras profissionais. Quando bem executadas, elas são uma forma eficiente de resumir suas ideias e facilitar a exposição, seja para apresentar um trabalho na faculdade ou demonstrar novas propostas no trabalho.

A ferramenta mais conhecida para a produção desses arquivos ainda é o PowerPoint da Microsoft. Mas apesar de ter uma versão gratuita como parte do Office 365, a edição completa do programa está atrelada à assinatura paga do serviço.

Por isso, nós do TecMundo preparamos uma lista com alternativas gratuitas para você criar apresentações. Com o avanço do armazenamento de dados na nuvem, muitas dessas opções são totalmente online e não exigem instalação de arquivos no seu computador.

Google Apresentações

A ferramenta da Google para criação de apresentações é simples e foi uma das pioneiras no que a empresa faz de melhor: sincronização total com a nuvem. Você pode acessar e editar o documento de qualquer computador, celular ou tablet, desde que tenha uma conta Google.

Quem não quer depender da conexão com a internet pode ativar a sincronização offline para poder acessar os arquivos mesmo quando o sinal cair. Aplicativos para Android e iOS complementam o produto, que é totalmente gratuito.

LibreOffice Impress

Aqueles que preferem uma alternativa mais convencional ao PowerPoint podem optar pelo Impress. O programa faz parte do LibreOffice, suíte de escritório livre e gratuita que já vem instalada por padrão na maioria das distribuições do Linux.

É uma boa opção para quem não gosta de ter os arquivos na nuvem, já que ele não tem essa função. Sua interface está um pouco datada, mas deve agradar quem prefere ver as ferramentas organizadas em listas de menus. Por padrão, os arquivos não são salvos no formato do PowerPoint, mas isso pode ser alterado nas configurações.

Canva

O Canva oferece soluções fáceis para várias necessidades de design, como postagens no Facebook, imagens para um blog ou criação de cartão de visitas. As apresentações não ficam de fora, com muitas opções de layout e fontes prontas.

Totalmente online, um dos destaques da ferramenta é a pesquisa por fotos e desenhos vetoriais. Basta digitar o que você deseja que o Canva encontra opções gratuitas ou oferece fotos profissionais de um banco de imagens pago.

Slidebean

O Slidebean tem uma proposta um pouco diferente. Nele, você escolhe um modelo e vai completando os campos de texto já prontos com as informações importantes. É preciso dizer qual é o objetivo da apresentação – introduzir uma empresa a investidores, por exemplo – para que ele funcione como foi idealizado.

Limitações da versão gratuita podem afastar alguns usuários, como a impossibilidade de fazer download do arquivo PDF com o resultado final. Para isso, é preciso assinar um dos planos pagos.

Prezi

O Prezi segue o mesmo modelo online de salvar seu trabalho na nuvem. No entanto, ele cria apresentações com um estilo bem diferente do clássico “slides em sequência”. É possível colocar palavras dentro de outras palavras, brincar com formas geométricas ou utilizar o efeito de zoom nas imagens para destacar o conteúdo.

Apesar disso, é preciso estar preparado para as limitações da versão gratuita. Todas as apresentações são públicas e não há acesso offline.

Slides

Slides também é uma solução online para criação de apresentações. Um diferencial bacana do serviço é o modo "speaker view", que mostra anotações e observações para facilitar o trabalho de quem está apresentando.

PowToon

O PowToon se diferencia dos outros com a criação de apresentações animadas em vídeo. Ele vai além dos efeitos de transição e das fotos pulando na tela. Você pode adicionar personagens conversando ou objetos para ajudar a ilustrar suas ideias.

Além de legal para apresentações, o PowToon pode ser uma boa alternativa para criar vídeos ilustrados com narração em off.

***

Todas as alternativas acima são dedicadas exclusivamente a criação de apresentações. Caso você esteja atrás de uma alternativa completa para também criar textos e planilhas, confira nosso comparativo: Microsoft Office 365 x Google Drive x iWork; qual é o melhor?

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Microsoft 365 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.