O que é o ChatGPT? Tudo o que você precisa saber sobre este chatbot de IA gratuito

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que é o ChatGPT? Tudo o que você precisa saber sobre este chatbot de IA gratuito
Imagem: gettyimages
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Lançado pela OpenAI em novembro de 2022, o ChatGPT conquistou rapidamente 100 milhões de usuários em apenas dois meses, estabelecendo um recorde para a base de usuários de crescimento mais rápido segundo relatório da UBS, empresa americana de gerenciamento financeiro.  

Apesar de sua enorme base de usuários, o ChatGPT não é algo com o que todos estão familiarizados. Se você nunca usou o ChatGPT e está interessado em experimentá-lo, este guia fornecerá algumas informações essenciais sobre a ferramenta, incluindo suas capacidades e limitações, para ajudá-lo a determinar se ele atende às suas necessidades. 

Afinal, o que é o ChatGPT 

 Este chatbot com tecnologia de inteligência artificial (IA) foi projetado para envolver os usuários em conversas humanas. Embora não seja totalmente indistinguível de um ser humano, a ferramenta utiliza o conceito de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para gerar respostas relevantes às consultas dos usuários.

Sendo uma IA generativa, o ChatGPT gera uma resposta a partir de um comando de solicitação, ou prompt, como é chamada no meio. Ela pode ser uma simples pergunta sobre um assunto aleatório, até pedidos de conteúdos específicos, como letras de música, textos para e-mails, resumo de livros e artigos completos. 

Mas, cuidado, é sempre importante verificar se os dados entregues pelo ChatGPT condizem com a realidade, se os autores citados estão corretos e, se for utilizar a resposta em um contexto acadêmico ou de trabalho, conferir a originalidade do texto em um software de checagem de plágio. Afinal, o ChatGPT é passível de erro, como qualquer software. 

Diferentes maneiras de acessar o ChatGPT 

Existem vários métodos para acessar o ChatGPT, e você pode iniciar sua jornada no ChatGPT seguindo este guia passo a passo: 

1. Use a página oficial do ChatGPT

A forma mais óbvia de acessar o ChatGPT – e a que a maioria das pessoas usa – é criar uma conta no OpenAI: 

  1. Visite o site do ChatGPT e clique no botão “Cadastre-se”. 

  1. Digite seu endereço de e-mail quando solicitado e clique em “Continuar”. Você também pode criar uma conta ChatGPT usando sua conta Google, Apple ou Microsoft, o que acelera um pouco o processo. 

  1. Crie uma senha, que deve conter pelo menos 12 caracteres. 

  1. Você receberá um e-mail de verificação da OpenAI após a criação da conta. Clique no botão “Verificar endereço de e-mail” nesse e-mail. 

  1. O ChatGPT solicitará seu nome e data de nascimento assim que for confirmado que você está usando um endereço de e-mail válido para fazer login. Digite ambos e clique no botão “Concordo”. 

chatgpt(OpenAI/Reprodução)

Com isso, você está oficialmente apto a usar a versão gratuita do ChatGPT. Digite um prompt – a ferramenta fornece vários exemplos que podem ser utilizados – e o ChatGPT responderá em alguns segundos. 

2. ChatGPT para aplicativos móveis 

Depois de criar uma conta no ChatGPT, você poderá usar o mesmo login no seu smartphone ou tablet. É acessível em ambos, no Google Play e na Loja da Apple, oferecendo interface limpa e respostas quase instantâneas às suas solicitações. Curiosamente, o aplicativo do ChatGPT também permite que o usuário faça a solicitação por comando de voz.  

3. Use um ChatGPT sem login

Se você tiver dúvidas sobre a criação de uma conta OpenAI, seja por questões de privacidade ou restrições geográficas, ainda é possível acessar o ChatGPT. 

chatgpt hix.ai(Hix.ai/Divulgação)

Pelo site do HIX.AI, que é em si uma ferramenta de IA completa para criação de conteúdo, você pode utilizar a versão gratuita do ChatGPT sem fornecer quaisquer detalhes. Basta acessar o endereço hix.ai/pt/chatgpt e para começar a usar sem compromisso.  

Há também um chatbot chamado HIX Chat, que oferece as mesmas respostas que o ChatGPT forneceria, além de permitir o upload de arquivos para análise da ferramenta. Este chatbot mantém um histórico de suas solicitações e perguntas, útil para voltar às respostas da ferramenta se você estiver pesquisando um artigo. 

Alternativas ChatGPT a serem consideradas 

 O ChatGPT pode ser o líder em chatbots de IA, mas está longe de ser sua única opção. A seguir estão três alternativas a serem consideradas. 

HIX Chat 

Hix.ai(Hix.ai/Divulgação)

Como mencionamos acima, HIX.AI também fornece seu próprio chatbot de IA – HIX AI Chat. Da mesma forma que o ChatGPT, é alimentado pelo GPT-3.5 e GPT-4, embora ofereça informações atualizadas independentemente do modelo de linguagem usado. 

A ferramenta também tem a capacidade de “bater papo” com PDFs e páginas da web. Entre na ferramenta e ela poderá explicar o conteúdo, resumi-lo e até traduzi-lo para mais de 50 idiomas. Os vídeos do YouTube também podem ser resumidos de forma semelhante. 

Ao contrário do ChatGPT, ele fornece informações atualizadas mesmo no seu plano gratuito. Além disso, está convenientemente disponível como uma extensão do navegador, permitindo que você participe de conversas e receba respostas perfeitamente em toda a web. 

Microsoft Bing 

(Microsoft/Reprodução)(Microsoft/Reprodução)

Como um dos principais investidores no ChatGPT, a Microsoft conseguiu incorporar muitas funções no mecanismo de busca Bing. O Copilot do Bing usa IA para responder diretamente a perguntas mais complexas, em vez de direcioná-lo para páginas da web que podem conter as respostas. Semelhante ao ChatGPT, ele também pode criar conteúdo do zero, embora esteja limitado a textos curtos. No entanto, seu recurso de destaque é o Image Creator, que permite ao usuário criar imagens a partir de prompts.

Google Bard

(Google/Reprodução)(Google/Reprodução)

Lançado em março de 2023, o Google Bard foi originalmente desenvolvido pelo próprio Google Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo (LaMDA). Desde então, foi atualizado para usar um modelo de linguagem diferente – PaLM 2 – que é capaz de fornecer respostas mais abrangentes às perguntas dos usuários.

Ele pode extrair respostas diretamente das pesquisas do Google, incluindo imagens disponíveis no mecanismo de busca. No entanto, a ferramenta ainda é limitada, o que o Google sinaliza com um alerta de que o Bard nem sempre fornecerá as respostas certas. 

 

A enorme popularidade do ChatGPT é garantida porque ainda é um dos chatbots de IA mais poderosos do mercado. As atualizações contínuas do OpenAI – incluindo a adição de pesquisa em tempo real – significam que sua precisão melhora constantemente. Além disso, a versão gratuita é facilmente acessível, especialmente se você usar o método sem login do HIX.AI.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.