6 dicas incríveis no Excel para aumentar sua produtividade

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 dicas incríveis no Excel para aumentar sua produtividade
Imagem: gettyimages

Ter domínio de alguns programas de computador é fundamental para se destacar profissionalmente, certo? Em especial, saber usar o Excel pode te ajudar a desenvolver sua carreira. E mesmo já sabendo o básico, é sempre possível expandir seus conhecimentos, por exemplo, em um curso completo do programa.

Por esse motivo, na lista abaixo, veja algumas funções essenciais que, com toda a certeza, você deve aprender para utilizar o software no dia a dia.

6. Principais Atalhos

curso excel udemy atalhosGettyImages Há diversos atalhos importantes no Excel. (GettyImages/Reprodução)

No geral, os atalhos ajudam a otimizar nosso tempo durante o acesso a alguma informação dentro do Excel. Assim, saber alguns deles é fundamental para conseguir navegar sem grandes problemas ou perder muito tempo.

Entre os mais interessantes está Ctrl+Shift+U para expandir ou recolher a barra de fórmulas, Ctrl+Home ou Ctrl+End para ir até a primeira ou até a última célula da planilha, além do Ctrl+ para inserir novas linhas ou colunas.

Informações como essas são bem úteis para tornar seu trabalho mais prático, e você aprende uma série delas no curso de Excel do Básico ao Avançado, Macro e VBA + Power BI da Udemy.

5. Fórmulas populares

excel curso udemy fórmulas Um dos grandes diferenciais do Excel é poder fazer operações matemáticas em poucos cliques. (GettyImages/Reprodução)

Entre as fórmulas mais populares do Excel estão a soma, média, mínimo e máximo. Para inserir uma soma, basta acessar o menu das fórmulas, clicar sobre a soma e, no campo de funções, adicionar o código: SOMA(código das células), dessa maneira.

Assim, se desejar seguir um caminho de células sem intervalos, utilize dois pontos (:), mas, caso estejam separadas, utilize ponto e vírgula (;). E basta trocar SOMA por MÉDIA, MÍNIMO ou MÁXIMO para alterar a função da fórmula. E se tiver dúvidas sobre novas fórmulas, um curso completo do Excel por te ajudar!

4. Formatação condicional

curso excel udemy formataçãoSe você gosta de escala de cores ou outras condições do tipo, não deixe de aproveitar esse recurso. (GettyImages/Reprodução)

A escala de cores pode ajudar muito em vários casos, assim como empregar determinadas funções dentro das células de uma planilha. Por esse motivo, utilize a formatação condicional, que, como o próprio nome já diz, vai adicionar uma formatação específica à planilha com base em uma condição.

Esse comando estará disposto no menu da página inicial, logo após as especificações de fonte e alinhamento. Selecione a formatação condicional para definir suas preferências entre a regra de primeiros e últimos, regra de realce das células, barras de dados, escalas de cores, conjunto de ícones ou uma regra criada por você.

Parece coisa demais? Um curso completo de Excel pode ser a saída para aprender essa e outras dicas e aumentar sua produtividade.

3. Congelar colunas

curso excel udemy congelarDepois de congelar colunas, você consegue fazer uma análise mais efetiva de alguns dados. (GettyImages/Reprodução)

No menu superior, clique em Exibir e depois em Congelar Painéis para congelar colunas ou linhas no Excel. Essa opção estará disponível quase no final da lista desse menu.

Para congelar colunas, toque sobre uma coluna específica, fazendo a seleção completa, e depois retorne ao menu para efetivar a ação. Assim, por mais que você navegue pela planilha, a coluna em questão seguirá congelada, ajudando na visualização de determinados dados.

2. Proteger planilha com senha

excel senha planilha udemyEm dados confidenciais, é importante saber como proteger o arquivo da planilha com senha. (GettyImages/Reprodução)

Proteger a planilha com senha pode ser muito interessante para quem estiver trabalhando com dados sigilosos. Ao acessar uma planilha, clique em Arquivo, no canto superior esquerdo, e em seguida em Informações.

A partir disso, clique em Proteger Pasta de Trabalho e um menu suspenso surgirá. Selecione a opção Criptografar com Senha. Defina a senha no campo especificado na sequência e salve as alterações no final. Será preciso digitar a senha novamente para confirmar. Pronto, sua planilha estará protegida.

1. Filtrar dados

filtrar dados excel udemyAo filtrar dados no Excel, você consegue visualizar melhor as informações. (GettyImages/Reprodução)

E para fechar a lista, que tal filtrar os dados de uma planilha para facilitar sua visualização? No menu superior, clique em Dados. Busque pela área de Classificar e Filtrar. A partir dos botões disponíveis, é possível criar condições específicas para filtrar a planilha.

Em classificar, por exemplo, você consegue criar filtros a partir das células que já foram criadas. Mas, se desejar ir além, utilize o botão Filtro ou Avançado.

Quer aprender mais sobre Excel?

Se mesmo com essas dicas você ainda se sente travado para utilizar o Excel, temos uma solução muito eficaz: faça um curso relacionado ao software na Udemy!

Com todas as opções disponíveis nos links acima, você vai finalmente conseguir aprender habilidades reais para aplicar no mundo profissional. E o melhor de tudo é que do dia 22 até o dia 31 de agosto você tem descontos imperdíveis em qualquer curso de Excel, seja do nível básico ao nível avançado.

curso excel udemy promoçãoGaranta seu curso de Excel com desconto na Udemy nesta grande promoção! (Udemy/Reprodução)

A Udemy, uma plataforma capaz de atualizar suas habilidades profissionais, já conta com mais 64 milhões de alunos, mais de 75 mil instrutores que ensinam diariamente em mais de 210 mil cursos disponíveis em quase 75 línguas.

Além do Excel, por lá também é possível ampliar seus conhecimentos em diversas outras áreas como programação, finanças, marketing digital e muito mais!

O melhor de tudo é que a Udemy garante que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo, de forma remota, por meio de aulas gravadas e em um percurso guiado por meio de seu computador ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

curso excel promoção udemyAlgumas das áreas com cursos disponíveis na plataforma da Udemy. (Udemy/Reprodução)

Também é possível ter acesso vitalício ao conteúdo dos cursos contratados após efetivar a matrícula. Portanto, não perca tempo e aproveite essa grande oportunidade. Economize até 85% nessa promoção e desenvolva suas habilidades para um mundo em constante transformação. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.