5 motivos pelos quais o iOS está mais próximo do Android

3 min de leitura
Imagem de: 5 motivos pelos quais o iOS está mais próximo do Android
Imagem: Apple

O iOS 8 chegou cheio de novidades, mas muitos recursos apresentados não são exatamente diferenciais que colocam a Apple na frente da Google. Para falar a verdade, algumas das novas opções mostradas na WWDC 2014 são até bem semelhantes ao que já temos no Android.

Algumas pessoas estão falando que a Apple está copiando descaradamente, mas pelo que é possível compreender, a companhia usou alguns recursos como base e melhorou muitas funções para oferecer recursos inovadores aos seus consumidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje, vamos falar sobre algumas novas configurações do iOS 8 que vão deixá-lo ainda mais parecido com o Android. Vale ressaltar que nesse texto não comentaremos sobre as novidades exclusivas do software da Apple, visto que o objetivo é realizar uma simples comparação de funcionalidades similares.

Widgets de todos os tipos no seu iPhone

A primeira grande novidade do iOS 8 é a presença de widgets. Anteriormente, o sistema da Maçã contava com alguns widgets na central de notificações, mas tais elementos eram desenvolvidos pela Apple, o que limitava as funções para o usuário.

Com a chegada do novo sistema, os apps desenvolvidos por terceiros poderão trazer widgets que também podem ser colocados na parte superior da tela. Isso quer dizer que o consumidor agora pode acessar outras informações de forma muito mais rápida.

O modo de trabalho com widgets do iOS não é exatamente igual ao do Android, que tem elementos mais personalizáveis instalados na área de trabalho. De qualquer forma, a solução da Apple é bem interessante, principalmente porque oferecerá vantagens ao usuário.

Usando teclados mais fáceis

O teclado da Apple é um dos melhores que existem, mas isso não quer dizer que ele é o melhor para todo mundo e todas as situações. A verdade é que há muitos outros modelos de teclados que podem ser mais simples e inteligentes.

Até agora, o iOS não aceitava a adição de novos teclados, mas isso está para mudar. Com a chegada do novo sistema, o usuário pode usar teclados preditivos, gestos (caso dos famosos teclados swype) e modelos diferenciados para melhorar o uso do sistema.

O próprio teclado do iOS 8 já vem com modificações, sendo capaz de interpretar suas mensagens e prever a palavra que você está digitando. O novo software da Apple vai identificar com quem você está falando e o tipo de app (email ou mensagens) utilizado, garantindo palavras apropriadas para cada situação.

Integração entre apps

Um dos recursos que mais fazia falta no iOS era a falta de integração entre aplicativos. Antes, você devia salvar os arquivos na galeria, para depois conseguir editar em um determinado app. Agora, o link entre os softwares acontece rapidamente, sendo que você pode economizar tempo e realizar suas atividades de forma muito mais simples.

O Android já faz esse tipo de coisa há um bom tempo, tanto para imagens quanto para outros tipos de arquivos. De qualquer forma, é bom ver que a Apple está trazendo novidades de grande utilidade para seus usuários.

Um novo app de mensagens

O sistema de conversação da Apple já era muito eficiente, mas, no iOS 8, ele deve ficar muito mais parecido com o Hangouts da Google. Com o novo app Messages, você pode se conectar com os amigos e compartilhar informações de forma mais inteligente.

Basta um simples clique para adicionar voz a sua conversa. Enviar um vídeo também é muito rápido e fácil. E até mesmo a sua localização pode ser compartilhada sem dificuldade. Ainda que não seja uma função do sistema em si, esta novidade mostra que a Apple está aprendendo muito com a concorrente.

Siri e notificações melhoradas

Por fim, temos dois recursos que foram aprimorados e estão mais parecidos com os da Google. A Siri está mais inteligente e sempre atenta ao seu redor. Assim como já acontecia em alguns smartphones com Android (como o Moto X), agora o iPhone pode reconhecer um comando-chave e ativar a assistente pessoal. Assim, o usuário não precisa clicar em nada para realizar suas tarefas.

O centro de notificações do iOS 8 está ainda melhor. Agora, as notificações trazem botões de interação que garantem ações rápidas. No Android, você precisa puxar a barra de notificação para poder interagir com uma notificação, sendo que, às vezes, o sistema redireciona a tela para o app em questão.

No iOS 8, as notificações saltam no topo e já trazem um botão para que você responda uma mensagem em uma janela flutuante, sem ter que sair de um determinado app que já está aberto. Certamente, esta é uma vantagem boa para quem não quer perder tempo.

As semelhanças aumentam cada vez mais

Além de todas essas novidades, o iOS 8 está recheado de surpresas que o colocam ainda mais perto do Android. Parece que, aos poucos, teremos softwares mais inteligentes e parecidos. O que você achou dessas novidades no produto da Apple?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.