Site Legit Torrents sem pirataria anuncia que vai fechar após 17 anos

1 min de leitura
Imagem de: Site Legit Torrents sem pirataria anuncia que vai fechar após 17 anos
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Legit Torrents anunciou o seu encerramento na sexta-feira (21). Conhecido como uma forma de compartilhamento “do bem”, o site só oferecia downloads gratuitos de arquivos legais. Após quase 17 anos de funcionamento, a plataforma hospedava mais de 5 mil torrents, mas, após encarar alguns problemas técnicos, o fundador Dustin Montgomery decidiu parar.

"O servidor foi roteado de forma nula no host e sem tempo e sem um clique para girá-lo novamente, decidi jogar a toalha. O resto é uma divertida retrospectiva", resumiu. Quando começou o site em um subdomínio gratuito dyndns.org, no outono de 2005, o cenário torrent era dominado pelo TorrentSpy e pelo Mininova, ambos fornecedores de conteúdo pirata.

Na postagem de encerramento no site, Montgomery explica que, na época, ele ainda estava no ensino médio, mas percebeu que "não havia um rastreador de torrent 100% legal que alguém pudesse acessar facilmente”. Começando o projeto como um hobby, acabou ganhando algum dinheiro com o Adsense e comprou seu próprio domínio — legittorrents.info — por US$ 0,99 (R$ 5). 

Por que o Legit Torrents fechou?

Script do site de compartilhamento BtiTeam, mostrando o Legit Torrents.Script do site de compartilhamento BtiTeam, mostrando o Legit Torrents.Fonte:  Legit Torrents 

Embora pareça mais ou menos lógico que o Legit Torrents tenha tido uma vida longa por compartilhar apenas conteúdos autorizados, isso não significa que o site não tenha passado por perrengues legais. Vários detentores de direitos autorais acusaram injustamente o site por violações de conteúdo.

Em 2007, representantes do game de MMORPG The Warlords processaram o site por causa de um filme de kung fu hospedado com o mesmo nome. Recentemente, o endereço IP do servidor foi roteado para enviar spam ou hospedar malware, o que parece ter sido "a gota d'água" para Montgomery.

Agora pai de família, Montgomery tem novas responsabilidades e optou por seguir outros caminhos. “Não é fácil dizer adeus a este site idiota. Ele tem feito parte de toda a minha vida adulta. Por cerca de 17 anos, ele sempre esteve ali, para eu verificar, moderar e cuidar”, concluiu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.