Há cerca de um ano, várias redes sociais passaram a adotar configurações que fazem com que qualquer vídeo visualizado seja reproduzido automaticamente assim que aparecer na sua tela. Embora haja quem goste disso, o fato é que muitas pessoas acabam se sentindo irritadas com a novidade, já que o carregamento automático das gravações pode acabar consumindo instantaneamente o limite de dados de seus planos de internet móvel.

Embora o Facebook tenha uma opção que permite desativar a reprodução automática definitivamente para evitar esse tipo de problema, o mesmo não pode ser dito a respeito do Instagram. No entanto, ainda existe uma forma de impedir que a rede social consuma seus dados de forma tão intensa tanto no Android quanto no iOS – ao menos enquanto você estiver conectado por 3G ou 4G. Siga os passos abaixo:

  • Abra o Instagram e clique na sua imagem de perfil para ir até sua página pessoal.

  • Vá até o menu de configurações clicando nos três pontinhos verticais, no Android, ou na engrenagem, no iOS.

  • Desça pelas opções e clique em “Uso de dados de celular”.

  • Selecione a opção “Usar menos dados”.

Medida paliativa

Com a alteração nas configurações, o Instagram vai parar de fazer o pré-carregamento de imagens e vídeos enquanto você estiver conectado por redes 3G ou 4G. Dessa forma, torna-se possível controlar melhor o gasto do seu limite de dados das redes móveis. Vale ressaltar, no entanto, que a reprodução automática continuará acontecendo quando você acessar o app por meio de WiFi.

Você gostaria que o Instagram permitisse cancelar totalmente a reprodução automática de vídeos? Comente no Fórum do TecMundo