Review: teclado HyperX Alloy FPS

4 min de leitura
Imagem de: Review: teclado HyperX Alloy FPS

Depois de apostar no mercado de hardware, principalmente com dispositivos de memória e armazenamento, a HyperX resolveu investir em um segmento de grande interesse dos gamers: os periféricos.

Primeiro, a marca deu um passo significativo com o lançamento de headsets acessíveis e de alta qualidade, os quais impressionaram em nossos reviews e já nos deram uma ideia dos planos que a fabricante tem para o futuro.

Agora, a HyperX, focada em trazer o melhor da tecnologia para os jogadores, apresenta uma novidade bastante interessante: seu primeiro teclado gamer. O Alloy FPS é um modelo com teclas mecânicas que se diferencia pelo design compacto e diversas facilidades que os usuários tanto buscam em acessórios desse tipo.

Equipado com botões que usam a tecnologia Cherry MX, esse periférico promete performance de primeira. Além disso, pensando nos jogadores que competem em eventos, a fabricante projetou o Alloy FPS para ser ultraportátil. Será que ele tem os requisitos mínimos para a sua jogatina? Vamos conferir de perto!

Especificações

Design conveniente

A HyperX tem uma linha de design bastante coerente em seus produtos, algo que reflete também no teclado Alloy FPS. Esse modelo prima pelo design minimalista, de modo que não há grandes incrementos na parte visual.

A marca aposta em retas bem definidas, que quase mantêm o design mais clássico de um dispositivo bastante retangular. As bordas apresentam leve curvatura, as quais parecem estar aqui apenas para melhorar o acabamento na borda.

A estrutura sólida toda em aço garante resistência e aumenta significativamente a durabilidade da peça. Uma boa ideia aqui foi manter a cor preta como base para o produto: decisão que evita a pintura dos componentes, algo que poderia deteriorar com o tempo.

O posicionamento das teclas em linhas com diferentes alturas é bem importante, algo a que a HyperX deu atenção nesse produto. Abaixo do teclado, há pezinhos para elevar um pouco a parte de cima e deixar o dispositivo ainda mais ergonômico.

O design compacto do Alloy FPS é um grande chamariz, que realmente diferencia o produto de outros modelos concorrentes. As teclas ocupam quase todo o espaço disponível, deixando apenas alguns respiros entre os conjuntos de botões.

Os controles de multimídia ficam junto às teclas de função (de F6 até F11). Essa característica já é um tanto comum em teclados gamer, mas acreditamos que botões dedicados podem facilitar a vida do jogador, que precisa de ajustes de volume dedicados.

A retroiluminação na cor vermelha foi uma sacada interessante da marca, já que essa cor é parte de sua identidade visual. A opção de ajustar o nível de brilho das luzes bem como de ativar diferentes perfis também são características que merecem destaque.

Na parte de trás, a HyperX colocou duas conexões: uma para a entrada do cabo principal (que merece destaque por ser removível e ainda de alta qualidade) e uma porta USB (que permite ao jogador carregar seu celular enquanto joga).

Pronto para a jogatina, nem tanto para o dia a dia

É claro que a parte visual é importante para muitos jogadores, mas a HyperX focou em um quesito mais significativo no desenvolvimento desse teclado: a funcionalidade. Gamers que necessitam do máximo de performance apostam em produtos com tecnologia de ponta, por isso a marca projetou esse modelo com teclas mecânicas Cherry MX.

Os componentes da Cherry (que são do tipo Blue) apresentam durabilidade elevada, respostas mais rápidas (com mecanismos que voltam ao estado original com maior velocidade), qualidade de construção primorosa, controle absoluto de energia, facilidade para troca dos botões e opções de textura que garantem mais conforto ao jogador.

Além disso, esse teclado apresenta o modo jogo (que pode ser ativado na tecla F12). Esse recurso desativa o comando Windows para evitar cliques acidentais e interrupções durante a jogatina.

Vale notar também que as teclas trazem função Anti-Ghosting e full N-key rollover, que permitem ativar comandos simultaneamente e repetidamente com incrível rapidez. Você pode pressionar todas as teclas ao mesmo tempo e obter os resultados na tela instantaneamente.

Todas essas características são bem-vindas em um teclado gamer, mas a falta de atenção da marca com o layout acaba sendo problemática para os consumidores brasileiros. Alguns jogadores podem já estar acostumados com o padrão americano, mas a verdade é que a HyperX deveria trazer o produto com ABNT2 para o nosso país. Uma pequena mancada...

Vale a pena?

O HyperX Alloy FPS nos impressionou de diversas formas, sendo um dispositivo adequado para a jogatina, principalmente para games de tiro — tal qual a própria fabricante indica no nome do produto. A qualidade do teclado é notável e a atenção aos pequenos detalhes certamente é algo a ser destacado.

A presença de teclas com tecnologia Cherry MX é uma característica que julgamos ser muito importante, já que poucas marcas investem nesses componentes, uma vez que isso incrementa o valor do produto. A inclusão de alguns botões com textura também vem a calhar, pois facilita a vida de quem joga constantemente.

Com preço sugerido de 700 reais, o Alloy FPS entra de cabeça em um mercado bastante competitivo, sendo que o valor pode ser um pouco alto levando em conta os prós e contras. Ele se diferencia pelo design compacto com cabo removível, mas certamente deixa a desejar em outros pontos que podem ser importantes para muitos jogadores.

A retroiluminação de cor fixa, por exemplo, é uma limitação que pode incomodar jogadores que dão mais atenção para a questão da personalização. O layout americano também pode ser um ponto contra, já que muitos jogadores também costumam usar o teclado gamer para tarefas do dia a dia.

E mais, se colocarmos esse modelo lado a lado com alguns concorrentes (como o Corsair Strafe), podemos ver que a HyperX ainda tem algumas coisas para aperfeiçoar em seu produto. Sinceramente, só vale a pena pegar esse teclado se você realmente participa de campeonatos e busca portabilidade, mas ainda recomendamos aguardar uma promoção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.