Review: tablet HP Slatebook X2 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: tablet HP Slatebook X2 [vídeo]

A HP vem diversificando sua linha de produtos com diversos dispositivos que têm algum diferencial. O mais importante é que a fabricante saiu da zona de conforto, deixando os notebooks um pouco em segundo plano e apostando para valer nos tablets.

Recentemente, por exemplo, testamos o Slate 7, um tablet voltado ao usuário que busca um Android de nível básico. Outro aparelho que passou por nossas mãos foi o Envy X2, modelo com funcionalidade de netbook que vem com o Windows 8.

Agora, a companhia nos apresenta um tablet que promete ser um dos melhores do mercado. O Slatebook X2 é um gadget de alto desempenho que reúne o melhor de dois mundos. Rodando o sistema operacional Android, este HP promete ótima experiência para apps com comando de toque de tela e também para tarefas que necessitam de teclado e mouse.

A ideia é boa, mas nem sempre isso é suficiente. Será que os resultados apresentados pelo produto são satisfatórios? Rodamos uma série de benchmarks e esgotamos o potencial do aparelho para conferir se ele pode ser seu companheiro no dia a dia.

Especificações

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Resultados de benchmark

3DMark

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

AnTuTu Benchmark 4

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Vellamo

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

GFX Benchmark - T-Rex HD (Offscreen)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Aprovado

Você vai ficar babando

Não é de hoje que a HP é reconhecida pelo design de seus aparelhos e com o Slatebook X2 não é diferente. Podemos dizer que é impossível não se apaixonar pelo visual do produto. Seguindo a tendência que já vimos em outros produtos da empresa, este modelo tem curvas suaves e impressiona pela combinação de cores escuras.

Os botões de comando (volume e power) ficam na parte traseira. Ao redor do display, há muito espaço que garante uma pegada firme e evita que seus dedos atrapalhem a visualização do conteúdo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Abaixo do tablet há conexões para o cabo de energia, para expandir o armazenamento e para conectar fones de ouvido. Ao acoplar o tablet à base, temos um netbook cheio de estilo e funcionalidades. É muito fácil encaixá-lo e removê-lo. Há uma trava que indica se ele está devidamente posicionado, a qual também serve para retirar o tablet com segurança.

Quando transformado em computador, o Slatebook X2 ganha ainda mais funcionalidades. À direita, você encontra uma conexão HDMI que garante a reprodução de vídeos em telas externas. Ao lado esquerdo do produto, temos uma porta USB. Dá para pra conectar pendrives, mouses externos e outros gadgets.

O teclado do Slatebook X2 é um pouco apertado para quem usa notebooks de tamanho avantajado, mas bastam alguns minutos para se acostumar. Ele tem atalhos para as principais funções, incluindo botões de volume, brilho, multimídia, WiFi, busca, captura de tela, alternância entre apps, Home e a tecla voltar.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A parte boa de ter um híbrido é que você não precisa usar o Android apenas com os comandos de toque de tela. Com o mouse, é possível ter controle total sobre os apps. O touchpad não é muito grande, mas serve perfeitamente para todas as atividades.

Um verdadeiro computador!

O hardware do Slatebook X2 é surpreendente. O processador é um NVIDIA Tegra 4 de quatro núcleos que roda com clock de 1,8 GHz. É poder de sobra para gerenciar o Android e rodar quaisquer apps. Evidentemente, a GPU é uma GeForce, que é robusta o suficiente para rodar os jogos mais recentes.

Nos benchmarks, o tablet mostrou excelentes resultados, ficando entre os melhores da atualidade. Na hora da jogatina, não tivemos problemas para rodar Asphalt 8 com gráficos avançados, RoboCop, NOVA 3 e outros títulos bem recentes.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Todos os games e apps ficam perfeitos na tela de 10 polegadas com resolução Full HD. O nível de brilho do display é excelente, as cores são bem chamativas e não há distorções de conteúdo ao visualizar as imagens em ângulos obtusos. As respostas ao toque são perfeitas.

O som do Slatebook X2 é de boa qualidade. Os alto-falantes ficam instalados no tablet e proporcionam boa sonoridade para jogos e vídeos. A equalização é satisfatória, mas é claro que os graves são limitados. Quem sabe, componentes adicionais de áudio na base poderiam ajudar.

Selo HP de qualidade

Para evitar transtornos ao consumidor, a HP manteve o Android em sua forma pura. Quer dizer, há um ou outro ajuste, mas a interface está intacta. Isso quer dizer que o processador não roda apps inúteis e mantém o foco no sistema.

Além disso, a empresa colocou alguns programas úteis para explorar arquivos, conectar o produto com impressoras HP e rodar arquivos multimídia. O software de câmera da HP é igual ao padrão, portanto não faz muita diferença.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

No menu de configurações, há opções que garantem melhorias. O HP Cool Control ajusta o hardware para evitar altas temperaturas. Outra opção útil é a regulagem da CPU. É possível configurar para alto desempenho, limitação da taxa de frames ou economia de energia ao máximo. Essa última configuração é ideal para momentos em que o nível de bateria está baixo.

Bateria quase infinita

As baterias do Slatebook X2 nos surpreenderam. Como ele conta com duas baterias, fizemos dois testes para avaliar quanto é consumido de cada uma durante as atividades. Nossa verificação consistiu na reprodução de um vídeo de alta definição via YouTube.

O adaptador WiFi obviamente estava ligado, o processador foi configurado para alto desempenho e o nível de brilho da tela foi ajustado para 50%. Resultado: a bateria interna tem autonomia de até 7 horas para essa atividade e a bateria externa pode fornecer até 5 horas e 30 minutos de energia adicional. Sim, são 12 horas no total!

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O melhor é que, quando conectado à base, ele usa a energia externa, garantindo que o componente energético do tablet esteja com carga total para quando você precisar de mobilidade. Certamente, é um dos melhores tablets do mercado nesse quesito.

Reprovado

Câmeras apenas para o básico

Mesmo sendo um gadget que vem para concorrer com os mais robustos do mercado, o Slatebook X2 não tem lentes muito boas. A câmera principal do gadget não é das melhores e não vem com flash. Ela registra imagens e vídeos em Full HD.

As fotografias são razoáveis e servem apenas para registros básicos. O foco automático funciona bem, mas ele não é ideal para objetos muito próximos. A câmera frontal, como de praxe, serve bem para videoconferências.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Outro probleminha que pode incomodar é a alta temperatura do processador durante a reprodução de jogos. É possível sentir o calor após alguns minutos de jogo, mas ele não atrapalha muito, pois a área mais quente não fica próximo da região onde seguramos o aparelho. Dá para contornar um pouco o problema com o HP Cool Control.

Vale a pena

No fim das contas, o HP Slatebook X2 acabou nos surpreendo muito. Não há dúvidas de que ele é um dos melhores tablets que passaram por nossas mãos. Um produto de alta qualidade, com bons recursos de hardware e design refinado. Quando usado como computador, ele oferece uma experiência confortável e satisfatória.

As baterias instaladas garantem ótimos resultados, a tela é muito boa e o som é agradável. O armazenamento interno de 16 GB é suficiente para muitos jogos, mas dá para expandir o espaço com um cartão micro SD.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O produto está disponível em lojas online por valores que variam entre 1.500 e 1.600 reais. Por este valor, este é um dos melhores tablets que você pode adquirir atualmente. Pesando apenas 607 gramas, ele é ideal para carregar para todo lado. Mesmo quando acoplado à base, o produto ainda é muito leve.

Comparando com os concorrentes, podemos dizer que o valor está muito justo, visto que você tem um aparelho que serve tanto como tablet quanto como netbook e que geralmente apresenta recursos e desempenho superiores. Parabéns à HP, que acertou na ideia! Com certeza vale a pena adquirir o Slatebook X2!

Este produto foi cedido para análise pela HP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.