Google Docs recebe sistema de revisão baseado em cores

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs recebe sistema de revisão baseado em cores

O Google Docs recebeu um novo recurso esta semana que promete facilitar a vida dos usuários que utilizam o serviço de compartilhamento de documentos. Agora é possível conferir a partir de um sistema de cores quais as modificações feitas no arquivo e quem as realizou.

A novidade foi divulgada no blog oficial da empresa, que trouxe uma breve explicação sobre o funcionamento da ferramenta. Ainda de acordo com a página, esse é o primeiro passo dado em direção à melhoria na área de revisão do site, sendo que mais mudanças estão previstas para breve.

Como funciona a nova revisão

Ao selecionar a opção “Ver histórico de revisões” no menu “Arquivo”, uma caixa é aberta na lateral direita da tela e indica todas as alterações que o texto recebeu. Na mesma área, estão listados quais usuários compartilham o documento e os diferencia com uma pequena legenda colorida.

Novo sistema de cores

Esse é o grande destaque da novidade, pois a partir de agora é possível identificar as alterações feitas e seu autor por meio da cor utilizada. Assim, cada trecho modificado ou inserido assume a tonalidade correspondente à de seu usuário. Para acompanhar o histórico, basta clicar nos tópicos da lista e conferir as principais mudanças.

Além disso, foi adicionada a opção “Mostrar revisões mais detalhadas”, fazendo com que cada mudança seja visível de maneira mais aprofundada. Para ativar esta função, basta clicar no botão localizado no canto direito da tela.

Entretanto, o novo sistema não está disponível em todos os arquivos. Outro ponto é a instabilidade de serviço. Por ser um recurso recém-lançado, é possível que haja erros ao carregar a página, forçando um recarregamento do site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.