Update do Google Maps para Android tem atalhos de destinos favoritos e mais

1 min de leitura
Imagem de: Update do Google Maps para Android tem atalhos de destinos favoritos e mais
Imagem: Android Central

Depois de algum tempo sem receber atualizações significativas, a nova versão do aplicativo do Google Maps para Android promete trazer alguns recursos interessantes. Segundo a equipe do XDA Developers, que estudou os dados do APK, há indícios de que o app está prestes a receber funções como o compartilhamento de estimativa de chegada em tempo real, estabelecimento de teclas de atalho para seus destinos favoritos e um mapa que mostra onde você esteve.

Ainda que não seja oficial que essas funções sejam liberadas para o público em geral, informações obtidas no código do programa indicam que elas não devem demorar para chegar. O compartilhamento de estimativa de chegada deve permitir que você envie facilmente uma mensagem para quem quiser contando quanto tempo vai levar para chegar ao seu destino. O Maps junta a isso uma explicação sobre as dificuldades do trânsito no seu trajeto.

Os atalhos de destino, por sua vez, permitirão que você dê nomes a endereços de sua escolha (como “casa da namorada”, por exemplo) e então use esse mesmo termo para encontrar o ponto de referência na busca. Além disso, é possível até mesmo criar um atalho na tela home do seu smartphone, que, quando acionado, abrirá o Maps já com o destino traçado.

O update indica que a função de histórico detalhado de navegação está chegando ao app do Google Maps

Registrando seus passos

O recurso mais curioso, no entanto, é o histórico de localização, que mostrará indicações no mapa com todos os locais por onde você passou com o seu dispositivo móvel conectado à internet. Atualmente, esse tipo de recurso já pode ser visualizado na versão web do Maps, bastando acessar o menu do serviço no canto superior esquerdo do mapa da Google, clicar na opção “Sua linha do tempo” e ativar a função.

Assim como já funciona atualmente na versão para navegadores, é provável que a novidade venha desabilitada por padrão e só entre em vigor caso o usuário escolha ativá-la. Dessa forma, os mais preocupados em não revelar os lugares por onde andaram provavelmente não precisam ter medo da chegada do recurso ao app para Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.