Chega de poluição: 7 dicas para você organizar seu feed do Facebook

6 min de leitura
Imagem de: Chega de poluição: 7 dicas para você organizar seu feed do Facebook
Imagem: Huffington Post

Todos nós utilizamos com certa frequência diversas redes sociais em nosso cotidiano. O Facebook é a mais popular e a mais usada pela maioria dos brasileiros, ocupando boa parte do tempo livre dos usuários. Contudo, nem tudo são maravilhas, não? Você com certeza visualiza dezenas de posts que não têm importância alguma na sua vida.

O que as fotos do churrasco que um conhecido de um amigo tirou têm a ver com seu gosto por tecnologia? Esse é apenas um exemplo genérico, mas aposto que você passa por situações assim diariamente. Mas fique tranquilo, há meios de remover – pelo menos parte de – toda essa informação sem utilidade visualizada no seu feed de notícias.

Neste especial, vamos listar algumas dicas ou possíveis soluções para organizar e filtrar o conteúdo do que você recebe na sua timeline, seja com funções do próprio Facebook, que podem passar batidas pelos usuários, ou com plugins de terceiros, removendo na “força” o que você não gosta.

1 – Deixar de seguir contatos indesejados

Nós sabemos que as coisas que acontecem na rede social se refletem na vida real algumas vezes. Se os compartilhamentos chatos da sua tia ficam aparecendo no seu feed de notícias, você não precisa removê-la dos seus amigos para ter paz no Facebook, gerando um momento constrangedor na próxima reunião de família.

Neste caso, existe a opção de “Deixar de seguir”, que, em outras palavras, serve apenas para esconder as atividades de alguém, mas ainda mantém habilitadas outras funcionalidades, como as mensagens. Apesar de ser uma solução relativamente simples, muitas pessoas não conhecem a função ou simplesmente se esquecem de usá-la no dia a dia.

A melhor parte de usar essa opção é que a pessoa que você deixar de seguir nunca vai saber que não está mais em destaque no seu perfil. Portanto, fique tranquilo e se policie mais para utilizá-la com maior frequência e filtrar o conteúdo que chega até você. Para isso, basta ir ao perfil da pessoa e marcar “Deixar de seguir” ou clicar na setinha do lado direito do post para expandir o menu e selecionar “Deixar de seguir”.

2 – Ajuste os anúncios que você recebe

Ocasionalmente, anúncios patrocinados aparecem entre o conteúdo visualizado na sua hora de descanso. Propagandas até podem ser boas quando o produto é direcionado aos seus interesses. Entretanto, o que fazer quando a publicidade não tem nada a ver com o que você gosta?

Adblockers podem até retirar alguns deles da parte lateral, mas não lidam com os que aparecem no feed. Nesses casos, você precisa contribuir um pouco com o feedback do Facebook, ressaltando o que você não gosta. Como assim? Basta clicar na seta ao lado da propaganda e selecionar “Eu não quero ver isso”.

E pronto, você contribuiu com os anúncios direcionados. Você não vai evitar que mais anúncios apareçam, mas vai conseguir que eles sejam mais focados no seu gosto. Quem sabe não aparece aquele jogo que você queria em uma promoção?

3 – Chega de jogos! Não quero jogar nada

Vira e mexe, alguém descobre o que é Candy Crush e entra em um modo frenético de pedidos sem fim por mais vidas e movimentos extras. Mas... e se eu não gosto de jogar Candy Crush, Farmville ou qualquer outro jogo que envolva redes sociais? Tenho que aturar as dezenas de notificações de games diariamente?

Bom, na verdade, não. Apesar de muitas pessoas se incomodarem com essas solicitações de games, eles simplesmente as deixam passar batido. Entretanto, filtrar essas notificações é tão fácil quanto deixar de seguir uma pessoa. Há duas formas de bloqueá-las: é possível remover todas as solicitações de um só jogo – de qualquer pessoa que te envie – ou todas as solicitações de jogos de uma só pessoa – ou seja, aquele seu amigo que joga de tudo não vai mais incomodá-lo.

Para realizar esses bloqueios, você pode clicar diretamente no “x” da notificação ou ir até a seção de jogos e clicar em “Solicitações” na barra lateral esquerda para gerenciar todas as notificações. Bem tranquilo, não?

4 – Ajuste suas preferências

As opções do Facebook são algo pouco explorado pela maioria dos usuários. De fato, a interface e a forma como as informações são apresentadas não são das mais amigáveis e dão preguiça só de começar a explorar. Mas não desista, jovem gafanhoto, a persistência vai recompensá-lo. Nas configurações do site você pode encontrar muitos recursos que melhoram a usabilidade.

A aba de “Configuração de notificações” pode retirar aqueles emails desnecessários que você recebe por um amigo ter postado algo. Já na opção “Bloqueio”, é possível complementar as decisões da aba de jogos, reverter qualquer ação errada que você tenha realizado e até mesmo bloquear páginas, da mesma maneira que você faz com as pessoas que tem adicionadas.

Tem aquele amigo ou parente que não para de publicar coisas na sua timeline e marcá-lo em fotos que você nem aparece? Isso também pode ser resolvido na aba de “Linha do tempo e configurações de marcações”.

Conteúdos de aplicativos que aparecem na sua timeline possuem um filtro também. Isso é especialmente funcional com os apps de música, como o Spotify ou a integração do Last.fm, que muitas vezes o informa sobre faixas que seus amigos estão ouvindo.

5 – Mais recentes ou toda a timeline

Esse recurso tem aspectos positivos e negativos, portanto só o utilize se você já tiver filtrado quem deseja seguir na rede social. Resumidamente, esse recurso lhe dá a opção de ver todas as informações de páginas, amigos e aplicativos publicados no Facebook. Ou seja, todo o conteúdo que pode ser mostrado estará visível em ordem de horário de publicação.

Existe um motivo pelo qual essa função não é habilitada por padrão: a quantidade de informações é absurdamente alta, e você pode não ver o que mais interessa. O algoritmo da rede social é relativamente bom e traz um conteúdo adequado, mas não é perfeito. Se você ajustar exatamente o que seguir e não ligar de ter excesso de informações no seu feed, pode encontrar uma boa solução nesta funcionalidade.

Para ativá-la, basta clicar na setinha do botão “Feed de Notícias” na barra lateral esquerda – a primeira opção abaixo da foto do seu perfil – e mudar de “Principais Histórias” para “Mais Recentes”. Caso ache que não é a melhor opção para você, basta voltar ao mesmo lugar e destrocar.

6 – Silencer

Você ainda não está satisfeito mesmo ao utilizar todas as funções que o Facebook oferece? Fique tranquilo, há outros recursos que podem ajudá-lo, como o Silencer, uma extensão para o Chrome. Este plugin pode bloquear termos específicos na rede social.

Por exemplo: não quer levar spoilers sobre o final da última temporada House of Cards? Simples. Digite o termo no aplicativo, e nada com aquele nome será mostrado no seu feed de notícias. Só fique atento quando bloquear algo, pois nada aparece até você retirar as palavras da “lista negra” da extensão.

7 – Social Fixer

Este é outro plugin para o Chrome que funciona como um verdadeiro organizador de conteúdo. Diferente das extensões convencionais, Social Fixer é posicionado diretamente na barra azul do Facebook, simulando um recurso “oficial”.

Ele permite separar as postagens por tópicos, guardar posts para serem lidos mais tarde, desabilitar conteúdos indesejados e muito mais. Tem um amigo que só fala bobagens quando o assunto é política? Simples, configure o app na aba “Filtering” para bloquear apenas essas informações dele em seu feed, sem precisar deixar de segui-lo.

Isso também pode ser feito com compartilhamentos de apenas algumas páginas ou aplicativos. A desvantagem desta extensão é o tempo que você vai gastar para deixar tudo redondo. Quando você utiliza os recursos do próprio Facebook, o algoritmo facilita sua vida e traz o que ele acha ser melhor.

Seja por aplicativos ou funções pouco usadas do Facebook, filtrar as informações que você recebe na rede social é algo muito proveitoso. Você já conhecia esses recursos? Se sim, os utiliza com frequência? Não deixe de comentar abaixo suas impressões e outras dicas que você acha valiosas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.