Propulsor auxiliar do foguete que levará o homem a Marte será testado hoje

1 min de leitura
Imagem de: Propulsor auxiliar do foguete que levará o homem a Marte será testado hoje
Imagem: Orbital ATK

Engenheiros de Orbital ATK, empresa especializada em tecnologia aeroespacial, de defesa e aeronáutica, estão se preparando para fazer o teste de chão do mais poderoso propulsor auxiliar já criado para o foguete Space Launch System (SLS).

O teste de ignição está previsto para se realizar às 12h30 de hoje, 11 de março, no horário de Brasília, e vai ter cobertura ao vivo da NASA TV.

Trata-se de um importante marco para os planos da NASA (agência espacial norte-americana) de levar o homem até Marte. O teste consiste em uma ignição de dois minutos, e uma segunda etapa está prevista para o começo de 2016. Feito isso, o propulsor auxiliar estará pronto para o primeiro teste de voo do SLS e da nave Orion.

O conjunto será composto por quatro motores principais RS-25 e dois desses propulsores auxiliares, que, em dois minutos, fornecerão 75% do empuxo necessário para o foguete escapar do campo gravitacional da Terra.

O primeiro teste de voo terá uma configuração de 77 toneladas e uma Orion sem tripulantes para verificar o desempenho do sistema integrado. Depois que o SLS for atualizado, será possível carregar um peso de 143 toneladas, permitindo, assim, missões mais longas pelo sistema solar.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.