Mapa interativo mostra fluxo marítimo do comércio global

1 min de leitura
Imagem de: Mapa interativo mostra fluxo marítimo do comércio global

Vivemos em um mundo globalizado e, a todo instante, milhares de navios de carga e aviões estão levando mercadorias para todos os cantos do planeta. Visualizar mentalmente a escala de todo esse movimento é uma tarefa árdua, mas o Instituto de Energia da Universidade College de Londres, no Reino Unido, criou um mapa interativo que mostra toda essa ação.

Os dados renderizados pelo site são referentes aos barcos que navegaram o globo no ano de 2012. Você pode dar zoom nas áreas de seu interesse, além de ativar/desativar a visualização de portos, barcos, rotas e até mesmo do mapa como tal – desabilitar esta última opção revela curiosamente o contorno dos continentes.

Mundo globalizado

Cada pontinho colorido tem um significado. Os amarelos representam os navios porta-contêiner, os azuis as cargas sólidas, os vermelhos os tanques de petróleo e combustível, os verdes o transporte de gás natural liquefeito e os roxos o transporte de veículos.

O objetivo do projeto não é revelar somente como o nosso mundo vive conectado através do comércio marítimo, mas mostrar o tamanho da pegada de CO2 que as embarcações deixam por ano: aproximadamente 796 toneladas de carbono. Esse número, segundo os dados do site, são superiores aos gerados pelo Brasil, Canadá e Reino Unido combinados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.