ACTUV: veja o navio autônomo da DARPA navegar pela primeira vez [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: ACTUV: veja o navio autônomo da DARPA navegar pela primeira vez [vídeo]
Imagem: DARPA

Lembra-se do ACTUV, o navio autônomo criado com o objetivo de detectar veículos submersos em alto-mar, como submarinos e carros anfíbios? Pois a DARPA, criadora do projeto, acaba de mostrar seu barco finalmente em ação, durante seus primeiros testes de velocidade, feitos na região de Portland, Oregon.

No vídeo que você pode conferir acima, o órgão aproveitou para mostrar não apenas o visual real do ACTUV (que é um pouco diferente do que as renderizações 3D indicavam), mas também um pouco das preparações em si para colocar o veículo em operação. O mais importante, por sua vez, foi o fato de que a embarcação alcançou as expectativas de seus criadores, atingindo velocidades de 27 nós (50 km/h) durante os “passeios”.

Vale notar, aliás, que os testes em si ocorreram há um tempo considerável – no fim de janeiro e na metade de fevereiro, mais exatamente –, mas só foram revelados recentemente, no fim de março.

Com isso, resta apenas aguardar: o ACTUV deve ser oficialmente batizado nesta quinta-feira (7) e ser colocado para testes em mar aberto dentro dos próximos meses, na costa da Califórnia.

Você é a favor de utilizar veículos autônomos para operações militares? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.