"Não morri e vim cobrar o seu aluguel". (Fonte da imagem: YouTube/Reprodução)

Na manhã de ontem (08), um notícia triste invadiu a timeline de muitas pessoas no Twitter: a morte de Edgar Vivar, ator que interpretava o personagem “Seu Barriga” no seriado Chaves. O assunto rapidamente ganhou destaques e minutos depois já liderava os trending topics mundiais.

Alguns veículos de comunicação, na ânsia de divulgar a informação antes de todo mundo, não checaram a procedência e acabaram noticiando o fato. O que eles não sabiam, entretanto, é que a notícia era falsa e tinha surgido em uma das palestras da Campus Party Brasil 2012

O experimento foi lançado por Maurício Cid, autor do blog Não Salvo. Ele atualmente conta com mais de 300 mil seguidores em seu perfil. O intuito de divulgar a notícia falsa, acompanhada da hashtag #RIPSeuBarriga (descanse em paz Seu Barriga), era mostrar como a informação se propaga com rapidez na web e, por conta disso, o quão importante é checar o conteúdo antes de repassá-lo para frente.

Aqueles que utilizaram a Wikipedia como fonte de informação para checar a suposta morte do ator também foram surpreendidos, já que a página com informações sobre Edgar Vivar também havia sido alterada e indicava o seu falecimento.