Apple copiou o design do novo relógio do iPad, afirma jornal suíço

1 min de leitura
Imagem de: Apple copiou o design do novo relógio do iPad, afirma jornal suíço

À esquerda, relógio da ferrovia suiça. À direita,  aplicativo do iPad. (Fonte da imagem: Biz Ideas 4U)

Com a chegada do iOS 6, o iPad finalmente ganhou um aplicativo de relógio, e agora os mais de 80 milhões de usuários do tablet contam pela primeira vez com um despertador-padrão. Mas parece que o novo programa nativo do dispositivo não tem um design tão original, como na maioria dos produtos da empresa.

Segundo o jornal suíço Tages Anzeiger, o desenho foi claramente copiado do Swiss railway clock (relógio da ferrovia Suíça, em tradução livre). O relógio foi projetado em 1944 por Hans Hilfiker, engenheiro suíço, e pela fabricante de relógios Mobatime, e desde então se tornou um ícone nacional do país.

Direitos autorais

Agora, a empresa que administra a ferrovia – que detém os direitos autorais e a marca registrada do projeto – está exigindo uma compensação financeira para que a Apple possa manter o programa com a aparência atual. Considerando a quantidade de dispositivos que já usam o iOS 6, isso pode representar um grande problema para a empresa de Cupertino.

O mais curioso nessa história é que a empresa da Maçã ganhou recentemente um bilhão de dólares da Samsung nos tribunais justamente porque a promotoria entendeu que a empresa coreana copiou o design de seus produtos. Agora, vai ser a vez da Apple pagar.

Fonte: Tages Anzeiger

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.