Registros sobre os acontecimentos que marcaram a história dos últimos 120 anos podem ser agora acessados a partir dos canais Associated Press (AP) e British Movietone, no YouTube. Desde 1985 até os dias atuais, foram postados mais de 550 mil vídeos que exibem, por exemplo, os efeitos do terremoto de 1906 em São Francisco, o trágico acidente com o dirigível Hindenburg em 1937 e o bombardeio de Pearl Harbor em 1941.

Mais de 1 milhão de minutos podem ser assistidos por internautas acerca dos “momentos,  pessoas e eventos que deram forma ao mundo”, conforme explica a própria AP. A iniciativa é a maior empreitada no sentido de “captura do presente e reprodução do passado” através da rede social de compartilhamento de vídeos.

“Os arquivos ‘dos registros’ da AP, combinados com a coleção da British Movietone, criam uma viagem visual incrível sobre pessoas e acontecimentos que moldaram a História”, observa Alwyn Lindsey, diretor de arquivos da Associated Press. “Ficamos admirados com a grande quantidade de filmes aos quais temos acesso para fazer uploads junto do YouTube, o que, pela primeira vez, faz com que seja possível levar ao público alguns dos momentos mais antigos e notáveis da História”, complementa.

O acesso aos canais da AP e do British Movietone pode ser feito por meio de ambos os links, respectivamente.

As redes sociais têm se consagrado também como plataformas de registros históricos? Comente no Fórum do TecMundo