8 vídeos que viralizaram antes mesmo do YouTube existir [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: 8 vídeos que viralizaram antes mesmo do YouTube existir [vídeo]

Hoje em dia, memes, flagras, clipes e trechos de programas ou filmes são imortalizados no YouTube, com uma quantidade impressionante de conteúdo surgindo, viralizando e sendo esquecido dias depois.

Só que a situação era bem diferente antes de meados de 2005, quando o YouTube foi oficialmente lançado. Os vídeos eram disseminados via email ou sites bem específicos, eram animações em Flash ou até apresentações em PowerPoint.

A seguir, selecionamos só alguns desses clássicos. Se você não conhece nenhum, pergunte a alguém mais velho ou force a memória. Ah, e não se esqueça de sugerir nos comentários quais vídeos ficaram de fora e mereceriam entrar em uma próxima lista.

Batman — Feira da Fruta

Um clássico absoluto, Feira da Fruta é uma redublagem brasileira feita em 1981 por dois amigos com muita imaginação. Eles transformaram um episódio do seriado do Batman dos anos 60 em uma história bizarra cheia de palavrões e frases incríveis do Homem-Morcego, do Robin e do Coringa. O vídeo agora está em HD no YouTube e até virou história em quadrinhos. E a gente já avisa que a música "Feira da Fruta", do Grupo Capote, vai ficar na sua cabeça.

Dancing Baby

Você provavelmente já viu em algum email, site jurássico ou corrente em PowerPoint a animação Dancing Baby. Ele é só um bebê de fraldas renderizado em 3D remexendo e foi um dos primeiros virais em vídeo da história da internet. Originalmente, a criação data de 1996, quando a animação saiu como sample do software Character Studio.

Star Wars Kid

Star Wars Kid é a história de trollagem na internet mais famosa que existe. Em 2002, o jovem canadense Ghyslain Raza gravou um vídeo "treinando" golpes com um taco sem o mínimo de habilidade. A fita foi descoberta por um colega da escola e virou piada mundial, com montagens praticamente profissionais. Raza veio a público anos depois e agora usa a experiência para falar sobre bullying.

Numa Numa

Numa Numa é um daqueles sucessos inexplicáveis. O norte-americano Gary Brolsma virou um fenômeno da internet quando gravou a si mesmo dublando a música romena "Dragostea din tei", que aqui no Brasil virou a "Festa no Apê" do Latino. Ele atingiu 2 milhões de visualizações em menos de três meses, o que para 2004 era uma marca bem impressionante.

O Cara "Tussiu"

A animação "O Cara Tussiu" era um sucesso nos emails e nas apresentações de PowerPoint. Essa paródia é o tema do Gigante Guerreiro Daileon, do seriado Jaspion, e coloca legendas em português que se parecem com a pronúncia original em japonês. Esse clássico inspirou muitos trabalhos parecidos.

Ultimate Showdown of Ultimate Destiny

O vídeo em Flash acima foi publicado no site Newgrounds e saiu no mês em que o YouTube entrou no ar, em 2005. Ele mostra uma batalha épica entre personagens e celebridades como Godzilla, Shaquille O'Neal, Batman, Optimus Prime e o mito recém-construído de Chuck Norris, tudo em uma animação tão tosca que até fica legal.

Xiao Xiao

Xiao Xiao é uma série de animações em Flash feita pelo chinês Zhu Zhiqiang. Você provavelmente já viu algum dos 12 vídeos produzidos, todos protagonizados por um boneco de palito expert em artes marciais e letal com armas de fogo. Quase sem história, os clipes envolvem pancadarias até em shoppings e cenas no estilo "Matrix". Depois que os originais viraram um fenômeno, o artista foi contratado pra fazer dois comerciais da cerveja Heineken na China.

Avaiana de Pau

O Mundo Canibal existe até hoje e faz muito mais que animações, mas o que fez o site estourar mesmo foi a Avaiana de Pau. O vídeo em Flash é um comercial de um produto feito para educar a criançada de um jeito um pouquinho diferente. Ele rodava em um player da própria página dos criadores, que demorava eras pra carregar na internet discada. "Ahhhhh, moleque" virou bordão entre "internautas" de todas as idades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.