Rumores sugerem que mais uma aquisição gigantesca esta prestes a acontecer no universo da tecnologia. Segundo algumas fontes, o Yahoo! está em negociação para adquirir o Foursquare por cerca de US$ 900 milhões (aproximadamente R$ 2,8 bilhões em conversão direta na cotação atual).

De acordo com o site TechCruch, o acordo já está finalizado, restando apenas finalizar alguns detalhes para concluir a negociação. Entretanto, representantes oficiais das empresas se recusam a comentar os rumores que estão se espalhando em uma velocidade incrível pela internet.

Será que o Yahoo! vai comprar o Foursquare?

Provas contundentes

Apesar de ainda não haver confirmação por parte de nenhuma das duas empresas, há alguns aspectos que acabam fortalecendo esses rumores. O fato de o Yahoo! estar insistentemente tentando solidificar a sua participação no mercado de dispositivos móveis é um deles. A compra do Foursquare definitivamente seria um passo grande nesse sentido.

Além disso, a presença da CEO Marissa Mayer, por si só, já é um bom indício de que os rumores apontam para uma verdade iminente. Desde que assumiu o cargo, ela já adquiriu o Tumblr, ficou de olho no Hulu,  comprou a empresa de aplicativos para email Xobni e a criadora do app Donna, um rival do Google Now para iOS. Também vale a pena consultar o nosso artigo sobre o porquê de o Yahoo! estar comprando tantas empresas pequenas.

Segundo algumas fontes, a negociação já está finalizada, restando apenas ajustar alguns detalhes.

Foursquare + Yahoo!

Fundado em 2009, o Foursquare passou por uma divisão polêmica recentemente. Apesar disso, o app ainda é muito popular e tem se mantido no topo entre os downloads realizados na categoria de viagens. Já o Swarm, a contraparte utilizada para realizar os check-ins, não anda muito bem das pernas, mostrando que a separação talvez não tenha sido uma boa ideia.

Se considerarmos a base de dados de usuários do Foursquare, a aquisição da empresa pelo Yahoo! pode ser um bom negócio. Desde que foi oficialmente lançado, o app para buscar recomendações de lugar já acumulou mais de 7 bilhões de check-ins, 70 milhões de dicas, 55 milhões de usuários, 65 milhões de lugares registrados e 90 milhões de curtidas registradas em seus apps. Será que essa negociação vai mesmo ser confirmada?

Cupons de desconto TecMundo: