A sua conta do Yahoo! foi roubada? Veja o que fazer

2 min de leitura
Imagem de: A sua conta do Yahoo! foi roubada? Veja o que fazer
Imagem: searchengineland

O Yahoo! sofreu um ataque em 2014 e teve mais de 500 milhões de logins roubados, o que incluía senhas criptografadas, endereços de email e outros detalhes pessoais. Portanto, se você já teve ou tem uma conta nos serviços da empresa, é recomendável trocar todas as suas senhas e códigos para se manter protegido.

A companhia especificou que boa parte das informações estavam criptografadas e, a menos que os criminosos tenham encontrado uma forma de quebrar isso, a sua conta não deve ser invadida com facilidade. Mesmo assim, o seu endereço de email pode estar em alguma lista de pessoas mal-intencionadas e, por isso, o Yahoo! resolveu dar algumas recomendações do que deve ser feito por seus clientes a partir de agora.

1. Troque sua senha, perguntas e respostas de segurança para quaisquer contas nas quais você as tenha utilizado de maneira igual ou similar àquelas usadas na sua conta Yahoo

Isso é importante porque, caso sua conta Yahoo! tenha sido invadida, é possível que os criminosos tentem usar a mesma senha para entrar em outras contas. Ou seja, se você usa a mesma combinação para tudo, o risco de ter sua conta Google, Facebook, Microsoft e outras invadidas é maior.

2.  Verifique suas contas para atividades suspeitas

Contas da Google e da Microsoft informam aos usuários quando alguma atividade suspeita é identificada. É bom você conferir isso também na sua conta Yahoo! para tentar descobrir se alguém andou mandando emails com seu endereço a partir de localidades desconhecidas.

3. Cuidado com qualquer comunicação não solicitada que peça sua informação pessoal ou remeta você a uma página na web que solicite informação pessoal

Esse tipo de truque é relativamente comum quando acontece um grande roubo de contas dessa magnitude. Portanto, se você tem uma conta Yahoo!, fique de olho ao enviar dados críticos por email ou em páginas externas.

4. Evite clicar em links ou fazer downloads de anexos vindos de e-mails suspeitos

Essa é na verdade uma prática que todos os usuários da web deveriam adotar cotidianamente. Entretanto, com essa situação do roubo de contas do Yahoo!, é importante ficar duplamente atento.

5. Além disso, por favor considere o uso da Chave da Conta da Yahoo!, uma ferramenta simples de autenticação que elimina a necessidade de usar uma senha de modo geral

É muito interessante adotar esses métodos alternativos e complementares oferecidos pela Yahoo! e por outras empresas de segurança, especialmente se você tem uma senha fraca.

Se você não está por dentro do que aconteceu, vale a pena conferir os detalhes sobre o roubo de contas aqui. A empresa inclusive destacou que suspeita ter sido vítima da ação de alguma agência de espionagem de algum país. Por conta dessa situação, o Yahoo! também já começou a ser alvo de processos judiciais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.