Logo TecMundo
The BRIEF

Entenda o ciclo de desenvolvimento semanal do MIUI da Xiaomi

O sistema operacional da empresa japonesa respeita um regime de desenvolvimento que libera novas versões Beta todas as sextas-feiras. Entenda como esse esquema funciona

schedule02/07/2015, às 13:09

Fonte: Xiaomi

Imagem de Entenda o ciclo de desenvolvimento semanal do MIUI da Xiaomi no tecmundo

A chegada da Xiaomi ao Brasil foi comemorada com um grande evento para a população local – mais especificamente para os moradores de São Paulo. O TecMundo acompanhou de perto essa apresentação e também preparamos um resumo de tudo o que a empresa chinesa apresentou ao público.

Em uma apresentação cheia de novidades – como o anúncio do Redmi 2, a Mi Band e uma enxurrada de alfinetadas no iPhone –, a empresa também revelou um aspecto muito interessante de sua estratégia que é empregada em todo o mundo: o ciclo de desenvolvimento de sua versão do Android, o MIUI.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefinedCiclo de desenvolvimento semanal do MIUI.

Ciclo de desenvolvimento semanal

A empresa explicou que, em vez de esperar meses para disponibilizar novas versões do MIUI, as atualizações chegam todas as semanas para os usuários. Esse novo regime de versionamento exigiu bastante planejamento e só foi possível graças a contribuição da comunidade.

Nas sextas-feiras, a Xiaomi publica versões Beta de seus software. Esse SO pode ser baixado e usado pelos usuários durante o final de semana, que em seguida podem oferecer um feedback com sugestões e melhorias. Nos três dias seguintes – segunda, terça e quarta –, o time de desenvolvimento da empresa trabalha para entregar o que foi solicitado pela comunidade. Na quinta-feira, testes internos são realizados e, novamente, sexta-feira marca o dia da liberação de mais um update.

undefinedCrescimento do MIUI em cinco anos permitiu que o SO chegasse a 100 milhões de usuários.

"Software é a nossa plataforma"

Durante a apresentação, o brasileiro Hugo Barra – atual CTO (Chefe Executivo de Tecnologia) da Xiaomi – deixou claro que o software é a verdadeira plataforma da empresa. Mais do que o hardware e os equipamentos disponibilizados, é na parte de sistema que a companhia realmente investe os seus louros.

Por conta disso, o MIUI – baseado no Android –, é um verdadeiro sucesso e roda em mais de 300 modelos de 96 marcas diferentes. Hugo Barra se orgulha em dizer que, em cinco anos, o sistema da Xiaomi foi capaz de chegar a mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Além de uma estratégia eficiente, o ciclo de desenvolvimento semanal contribuiu para o sucesso do SO. O que você achou desse posicionamento? Seria bacana ver o mesmo acontecendo com outras empresas, não é mesmo?

star

Continue por aqui