Não é mentira: alguns computadores do Pentágono ainda rodam Windows 95

1 min de leitura
Imagem de: Não é mentira: alguns computadores do Pentágono ainda rodam Windows 95

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o que nos leva a crer que ele teria diversos recursos tecnológicos de ponta a seu favor. Porém, uma informação que surgiu na rede recentemente revelou que a divisão utiliza alguns sistemas operacionais um tanto quanto ultrapassados.

“Cerca de 75% dos aparelhos que são de controle de sistemas estão no Windows XP ou outros sistemas operacionais que não possuem mais suporte. Vários deles ainda operam com o Windows 95 e 98, mas não há problemas desde que eles não estejam conectados à internet”, revelou Daryl Haegley, gerente do Escritório de Departamento de Defesa para Energia, Instalações e Meio Ambiente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um detalhe importante nessa história é o fato de o Pentágono pagar para a Microsoft continuar oferecendo suporte exclusivo a esses sistemas mais antigos para a execução de algumas tarefas militares. Entretanto, há um projeto para migrar todo esse conteúdo para o Windows 10 ainda neste ano.

Órgão de defesa dos Estados Unidos pretende atualizar os sistemas dos computadores ainda neste ano

Vale mencionar que, ainda assim, os sistemas do órgão de defesa aparentemente se mostram bastante seguros, tendo em vista que de tempos em tempos é realizado o Hack the Pentagon, programa que convida os interessados a testarem as proteções dos sites do Departamento de Defesa.

Não são apenas os sistemas operacionais

Um dado curioso é que não são apenas os sistemas operacionais do Pentágono que estão ultrapassados. Em 2016, publicamos aqui no TecMundo uma notícia revelando que o órgão ainda utilizava computadores com suporte a disquetes, entre eles um IBM Series/1, que é da década de 1970.

Na ocasião, houve a menção de que isso era feito por conta da confiabilidade, uma vez que a falta de suporte à conexão com a internet gera uma proteção para os sistemas contra ataques virtuais, por exemplo.

...

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.