Desktop personalizado: Coritiba

5 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Coritiba

O portal Baixaki dá sequência na sua série de artigos ensinando aos usuários como personalizar o seu computador para deixá-lo com a cara do seu time do coração. Vários clubes já foram destaque aqui e fizeram sucesso dentre não só seus próprios torcedores, mas sim dentre todos os apaixonados por futebol.

Esta paixão nacional que vem desde o final do século XIX continua a mover o país, enchendo rostos de lágrimas de alegria e tristeza a cada nova rodada. Independente de onde, de quando e de como, uma coisa é certa: futebol é coisa série e mexe com a paixão do povo.

Para contemplar um dos mais tradicionais clubes brasileiros e uma torcida apaixonada e que nunca abandona, colocamos no ar o desktop personalizado do Coritiba Football Club (PR). Então, vamos lá, torcedor coxa-branca, espalhado de norte a sul deste país, aprenda a deixar seu desktop com as cores do glorioso Verdão!

ATENÇÃO: Alguns links presentes neste artigo abrirão uma nova aba ou janela do seu navegador, além de direcionarem você para uma página de download externa ao Baixaki.

Informações do Coxa

Títulos do Coxa

O Coritiba é conhecido como o Vovô do futebol paranaense e isso não é a toa. O Alviverde paranaense é o mais antigo clube de futebol do estado do Paraná ainda em atividade e recentemente, no último dia 12 de outubro, completou 100 anos de existência. Sua origem remonta aos idos de 1909, quando um grupo de jovens é pego de surpresa por uma novidade: uma bola de futebol.

Vovô CoxaTrazida pelo argentino de origem alemã Frederico Fritz Essenfelder, a bola era uma novidade para os jovens que se reuniam no Clube Ginástico Turnverein (mais tarde chamado de Teuto Brasileiro) e chamou a atenção de todos. Fritz morara em Pelotas, Rio Grande do Sul, e lá foi onde teve contato com o futebol.

Este novo objeto fascinou a todos e em 23 de outubro de 1909 uma delegação partiu de Curitiba em direção a Ponta Grossa para enfrentar o time da cidade e sofreu uma derrota por 1 a 0.  A partir disso, constantes reuniões eram realizadas pelo grupo até que em 30 de outubro de 1910 foi fundado o Coritibano Football Club, porém, por ideia de João Vianna Seiler, a data escolhida como oficial foi a de 12 de outubro de 1909 devido ao fato de ter sido feito neste dia o convite oficial para a partida em Ponta Grossa.

O Alto da Glória – bairro curitibano onde está localizado o estádio do Coxa – já foi a casa de grandes craques do futebol brasileiro: Miltinho, Dirceu Krüger, Zé Roberto, Lela, Jairo, Duílio, Fedato, Pachequinho, Rafael Camarota, Alex, Tostão, Aladim, Tcheco, Henrique, Keirrison, Marcelinho Paraíba e muitos outros.

Coritiba ou Curitiba

Quando da criação do Coxa, a capital paranaense admitia duas grafias: Curytiba (grafia tupi-guarani) e Coritiba (grafia europeia). Posteriormente a cidade passou a ter somente um nome, Curitiba, o mesmo até hoje. O clube, porém, decidiu permanecer com sua grafia original e continuou a se chamar Coritiba.

Hino

Apesar de presente nas arquibancadas do Couto Pereira, na ponta da língua dos coxas, o hino Coritiba Eterno Campeão não é oficial. Ele foi escrito em 1989 por Francis Night, por ocasião das comemorações do 80º aniversário do clube e logo se tornou popular. A letra relembra os grandes feitos do glorioso alviverde do Paraná.

Conheça a letra do hino Coritiba Eterno Campeão

Em 1999 a diretoria Coxa-branca promoveu um concurso para escolher o hino oficial do Verdão e desde então o clube possui um hino oficial. Seus autores são Cláudio Ribeiro e Homero Réboli e sua letra, segundo o próprio site oficial do Coritiba, “retrata todo o carinho da nação coxa-branca pelo seu Clube.”

Conheça a letra do Hino Oficial do Coritiba Football Club

O Coxa na rede

A internet modificou completamente o modo como as notícias são difundidas atualmente, afinal, hoje em dia muitos grupos e organizações conseguem facilmente um espaço na rede mundial de computadores para colocar lá seus pensamentos e suas ideias. Com o Coxa não é diferente e para se informar sobre o Verdão paranaense você pode acessar o site oficial do clube ou seguir o Twitter oficial – @coxaonline. Além disso, reunimos vários outros sites com informações sobre o Coritiba, confira!

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Clique para acessar

Deixe seu desktop alviverde

Agora vamos falar da personalização do seu desktop com as cores do Coxa. Infelizmente não encontramos nenhum tema para Windows específico, mas existem várias opções com o verde como cor predominante. Nós indicamos alguns: Green XP, FrescoVS, ChaNinja Style RC5, Construct, Macawawa, Kupo XP e Luna Inspirat.

Personalize seu desktop com as cores do Verdão

Todos estes temas indicados são para Windows XP, pois não encontramos nenhum tema verde para Windows Vista. Porém, tanto o Vista quando o 7 possuem um recurso que permite a alteração do visual do desktop, por meio da modificação de cores e aparência das janelas. Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e vá em Propriedades > Cor e Aparência da Janela. Lá, expanda a guia de mixagem de cores e configure-a de modo semelhante ao da imagem abaixo. Existem várias possibilidades de verde.

Configure as cores da aparência do Vista/7

Relógios para barra lateral

A barra lateral do seu sistema, seja ele Windows Vista ou Windows 7, também pode ganhar um elemento coxa-branca. Se você utiliza este dispositivo, saiba que o coxa-branca Saimonn Henrique desenvolveu um gadget para a barra lateral, que inclui 12 opções de relógios para os usuários. Clique aqui, leia mais sobre este aplicativo e baixe-o para o seu computador.

Papéis de parede

Um elemento importantíssimo para um torcedor que vai personalizar seu computador são os papéis de parede. Existe uma série de sites sobre o Coxa que disponibilizam material para download, sejam eles oficiais ou criados por torcedores. O coxa-branca Bruno Massinham disponibilizou algumas de suas criações para nosso artigo (resolução 1280x1024):

Clique para ampliar a imagem - Imagem de Bruno MassinhamClique para ampliar a imagem - Imagem de Bruno MassinhamClique para ampliar a imagem - Imagem de Bruno MassinhamClique para ampliar a imagem - Imagem de Bruno Massinham

Para ver outras opções de wallpapers do Coxa, clique nos links a seguir para ser levado diretamente às seções de papéis de parede dos sites:

Site oficial
Coxa 100 anos
Punk Rock Coxa
Cornetas do Fosso
Coxanautas 01
Coxanautas 02
Coxanautas – Torcida Jovem
Coxanautas – MUC
Coxanautas – Mancha Verde
Coxanautas – Cornetas do Fosso
Coxanautas – Coxaceiros
Coxanautas – Povão Coxa-Branca

Ícones verdes

Depois de trocar o tema do seu computador e deixá-lo belíssimo com novos papéis de parede do Coxa, nada melhor do que alterar também alguns ícones da Área de Trabalho. Não existem ícones específicos do Coritiba, porém, encontramos duas ótimas opções de imagens verdes para isso: ColorCons Green e Aire Icon Pack.

Mais uma vez o portal Baixaki prestigia um grande clube brasileiro, seguido sempre por sua torcida imensa e apaixonada. Nunca é demais ressaltar que a paz nos estádios é fundamental, afinal, somos rivais somente dentro do estádio e é lá que nós ganhamos o jogo. Ninguém é inimigo só porque usa uma camisa diferente da sua e todos merecem respeito.

Torça com responsabilidade e permaneça somente nas brincadeiras sadias tão típicas de uma segunda-feira pós-jogo, no qual o seu time saiu vencedor. Agressões, físicas e verbais, não levam ninguém a lugar nenhum. Vamos devolver a graça e a festa aos estádios, expulsando a violência do futebol brasileiro.

Abaixo você encontra links para os clubes que já foram contemplados com um artigo de desktop personalizado no Baixaki. Fique atento e não deixe de nos visitar, pois o seu time pode ser o próximo!

Atlético MineiroAtlético ParanaenseAvaíBarueriBotafogoCorinthiansCoritibaCruzeiroFlamengoFluminense
GoiásGrêmioInternacionalNáuticoPalmeirasSanto AndréSantosSão PauloSportVitória
Vasco
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.