O portal Baixaki dá sequência na sua série de artigos ensinando aos usuários como personalizar o seu computador para deixá-lo com a cara do seu time do coração. Vários clubes já foram destaque aqui e fizeram sucesso dentre não só seus próprios torcedores, mas sim dentre todos os apaixonados por futebol.

Esta paixão nacional que vem desde o final do século XIX continua a mover o país, enchendo rostos de lágrimas de alegria e tristeza a cada nova rodada. Independente de onde, de quando e de como, uma coisa é certa: futebol é coisa série e mexe com a paixão do povo.

Para contemplar um dos mais tradicionais clubes brasileiros e uma torcida apaixonada e que nunca abandona, colocamos no ar o desktop personalizado do Coritiba Football Club (PR). Então, vamos lá, torcedor coxa-branca, espalhado de norte a sul deste país, aprenda a deixar seu desktop com as cores do glorioso Verdão!

ATENÇÃO: Alguns links presentes neste artigo abrirão uma nova aba ou janela do seu navegador, além de direcionarem você para uma página de download externa ao Baixaki.

Informações do Coxa

Títulos do Coxa

O Coritiba é conhecido como o Vovô do futebol paranaense e isso não é a toa. O Alviverde paranaense é o mais antigo clube de futebol do estado do Paraná ainda em atividade e recentemente, no último dia 12 de outubro, completou 100 anos de existência. Sua origem remonta aos idos de 1909, quando um grupo de jovens é pego de surpresa por uma novidade: uma bola de futebol.

Vovô CoxaTrazida pelo argentino de origem alemã Frederico Fritz Essenfelder, a bola era uma novidade para os jovens que se reuniam no Clube Ginástico Turnverein (mais tarde chamado de Teuto Brasileiro) e chamou a atenção de todos. Fritz morara em Pelotas, Rio Grande do Sul, e lá foi onde teve contato com o futebol.

Este novo objeto fascinou a todos e em 23 de outubro de 1909 uma delegação partiu de Curitiba em direção a Ponta Grossa para enfrentar o time da cidade e sofreu uma derrota por 1 a 0.  A partir disso, constantes reuniões eram realizadas pelo grupo até que em 30 de outubro de 1910 foi fundado o Coritibano Football Club, porém, por ideia de João Vianna Seiler, a data escolhida como oficial foi a de 12 de outubro de 1909 devido ao fato de ter sido feito neste dia o convite oficial para a partida em Ponta Grossa.

O Alto da Glória – bairro curitibano onde está localizado o estádio do Coxa – já foi a casa de grandes craques do futebol brasileiro: Miltinho, Dirceu Krüger, Zé Roberto, Lela, Jairo, Duílio, Fedato, Pachequinho, Rafael Camarota, Alex, Tostão, Aladim, Tcheco, Henrique, Keirrison, Marcelinho Paraíba e muitos outros.

Coritiba ou Curitiba

Quando da criação do Coxa, a capital paranaense admitia duas grafias: Curytiba (grafia tupi-guarani) e Coritiba (grafia europeia). Posteriormente a cidade passou a ter somente um nome, Curitiba, o mesmo até hoje. O clube, porém, decidiu permanecer com sua grafia original e continuou a se chamar Coritiba.

Hino

Apesar de presente nas arquibancadas do Couto Pereira, na ponta da língua dos coxas, o hino Coritiba Eterno Campeão não é oficial. Ele foi escrito em 1989 por Francis Night, por ocasião das comemorações do 80º aniversário do clube e logo se tornou popular. A letra relembra os grandes feitos do glorioso alviverde do Paraná.

Conheça a letra do hino Coritiba Eterno Campeão

Em 1999 a diretoria Coxa-branca promoveu um concurso para escolher o hino oficial do Verdão e desde então o clube possui um hino oficial. Seus autores são Cláudio Ribeiro e Homero Réboli e sua letra, segundo o próprio site oficial do Coritiba, “retrata todo o carinho da nação coxa-branca pelo seu Clube.”