Melhores apps de Windows Phone: 07/08/2014

9 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 07/08/2014
Imagem: Nokia

O mês de agosto começou de forma bombástica para os fanáticos pelo Windows Phone. Vale a pena dar uma pequena recapitulada: primeira atualização do WP 8.1, aplicativo oficial do Facebook sendo reformulado e – finalmente! – o lançamento do belíssimo Lumia 930 no território brasileiro.

Acompanhando essa onda de novidades, nossa primeira seleção do mês está repleta de softwares sensacionais e joguinhos viciantes para você turbinar seu smartphone. Entre eles, destacam-se o Wunderlist (famoso app de produtividade que fez história no Android e no iOS) e o BlackBerry Messenger (que é conhecido como o serviço de mensagens instantâneas mais seguro do mundo, sendo frequentemente utilizado para comunicação empresarial).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os softwares listados, basta clicar em seus nomes ou ler os códigos QR através do próprio smartphone. Como sempre, alertamos nossos leitores que alguns dos programas abaixo estão disponíveis somente para usuários dos Estados Unidos – sendo assim, para acessá-los é necessário alterar a região da Windows Phone Store de seu celular. Caso não saiba como efetuar tal configuração, clique aqui para conferir um tutorial completíssimo que o TecMundo preparou para você.

Por fim, ressaltamos que todas as informações acerca da compatibilidade de cada aplicativo (como versão do sistema operacional e quantidade mínima de memória RAM necessária) são retiradas diretamente das páginas ou dos sites oficiais de cada um dos programas. Caso você não consiga rodar algum software em um dispositivo móvel que teoricamente é compatível com ele, não deixe de nos avisar através do campo de comentários ou através da ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se!

APLICATIVOS

Wunderlist Beta

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Sendo um sucesso absoluto no iOS, no Android e em sua interface web (acessível através de qualquer navegador), o Wunderlist finalmente ganha um cliente oficial para o sistema operacional da Microsoft. Ele é compatível somente com o Windows Phone 8.1 e permite que você crie listas de tarefas que são sincronizadas automaticamente. Dessa forma, você pode acessá-las em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, bastando fazer login com seu nome de usuário e senha.

O mais legal do Wunderlist é o fato de que ele funciona como uma espécie de rede social: você cria sua conta, adiciona uma foto de perfil e pode até mesmo compartilhar algumas listas com outros internautas registrados no serviço. Dessa forma, é perfeitamente possível utilizá-lo como uma ferramenta para projetos colaborativos, convocando toda a sua equipe de trabalho para visualizar e editar uma lista em específico. Vale observar, contudo, que o aplicativo ainda está em fase Beta e algumas de suas funcionalidades podem não funcionar corretamente.

Superplayer

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Superplayer é um serviço brasileiro que funciona como uma rádio online completamente gratuita. Já consolidado no iOS e no Android, o aplicativo conta com um diferencial curioso: em vez de simplesmente selecionar um álbum para escutar, você escolhe uma entre dezenas de playlists prontas com temáticas variadíssimas – como músicas para fazer faxina, para manter o foco no trabalho ou simplesmente relaxar em um dia chuvoso.

As listas são separadas por quatro categorias cujos nomes são autoexplicativos: Atividades, Gêneros, Sentimentos e Especiais. Como falamos anteriormente, o Superplayer é completamente gratuito e não impõe nenhuma restrição em relação à reprodução de músicas; contudo, caso queira, você pode assinar o plano Premium, que elimina os banners publicitários que podem ser encontrados na interface do aplicativo e no intervalo entre as canções.

1Mail

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Windows Phone sempre foi um sistema operacional carente de bons gerenciadores de email, e o 1Mail foi desenvolvido especialmente para preencher essa lacuna e suprir a demanda por esse tipo de aplicativo. Completamente gratuito, o software possui uma interface minimalista, porém bem mais colorida e alegre do que a do cliente de email nativo do SO (o app lembra muito o programa oficial do Gmail para Android).

O 1Mail permite que você cadastre múltiplas contas de email e alterne entre elas com poucos toques na tela. Ele também conta com um sistema de navegação bastante intuitivo (baseado em gestos) e um live tile sensacional que exibe informações básicas das mensagens não lidas em sua caixa de entrada. Indispensável para quem envia e recebe emails frequentemente em seu dispositivo móvel!

BlackBerry Messenger Beta

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Nascido como um serviço de comunicação exclusivo entre usuários de aparelhos BlackBerry, o BlackBerry Messenger (mais famoso pela sigla BBM) finalmente saiu de seu ecossistema limitado e foi portado para outros sistemas operacionais no final do ano passado. Tornando-se um sucesso nas plataformas iOS e Android, o aplicativo finalmente ganhou uma versão para Windows Phone neste segundo semestre de 2014 – contudo, vale observar que ele ainda está em fase Beta e pode apresentar alguns bugs.

O mensageiro possui funcionalidades parecidas com outros apps do gênero (WhatsApp, LINE e Viber, por exemplo). Além de se comunicar através de textos, é possível trocar imagens, vídeos e até mesmo algumas anotações de áudio. O grande diferencial do BBM é de fato a sua confiabilidade: ele é popularmente tido como um dos serviços de bate-papo mais seguros e estáveis do mundo, sendo frequentemente empregado em ambientes profissionais para comunicação corporativa.

JOGOS

My Talking Tom

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Outro aplicativo que já fez um sucesso estrondoso no Android e no iOS. Sendo perfeito para crianças, My Talking Tom desafia o jogador a adotar um simpático gatinho e cuidar dele com carinho até que ele se torne um adulto. Você deve alimentá-lo, fazê-lo dormir, entretê-lo com brincadeiras variadas e personalizá-lo com roupas ou acessórios especiais. Além de vestir o animal em si, também é possível customizar sua casa inteira, adquirindo móveis e objetos decorativos que vão sendo desbloqueados ao longo da aventura.

Mas a diversão não para por aí: My Talking Tom permite que você visite a casa de seus amigos que também estão se divertindo com o jogo, conferindo de perto a decoração que eles arrumaram para seus lares. Caso prefira permanecer no seu canto, sem problemas: experimente conversar com o Tom, que consegue repetir todas as palavras que você pronunciar perto do microfone do dispositivo. O game pode ser instalado em aparelhos com pelo menos 512 MB de RAM e Windows Phone 8.0.

Cut and Hack

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Já pensou em trabalhar como um hacker e ganhar rios de dinheiro roubando dados sigilosos de grandes corporações? Cut and Hack é um “simulador abstrato” que coloca você na pele de um talentoso cibercriminoso contratado para quebrar os sistemas de segurança alheios e coletar a maior quantidade de informações secretas que for possível. A mecânica do jogo é simples: cada sistema é uma forma geométrica diferente com um pequeno “fio” colorido em sua região interna. Para efetuar o hacking, você só precisa passar o dedo em cima de tais linhas da forma mais precisa e rápida que for possível.

O único problema é que existe um tempo limite para cada sessão de jogo; sendo assim, o verdadeiro desafio é quebrar o maior número de sistemas que for possível da maneira mais precisa que você conseguir e dentro do menor intervalo de tempo. Usando as moedas coletadas como prêmios por seus feitos, você pode comprar alguns power ups que aumentam a precisão e o tempo de jogo das sessões. Vale observar que Cut and Hack é gratuito, mas é possível adquirir mais moedas usando dinheiro real, através de um sistema de compras in-app.

Death Drop

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Imagine que você é um paraquedista e, assim que você salta do avião, percebe que se esqueceu de equipar um item fundamental para essa prática esportiva... O paraquedas. O jeito agora é rezar bastante ao mesmo tempo em que tenta “pousar” no local mais confortável possível, escapando da “morte certa” e indo para as “fraturas múltiplas”. Usando o giroscópio do seu aparelho, sua única missão em Death Drop é controlar a queda do protagonista, fazendo com que ele aterrisse em diferentes pontos de uma cidade e recebendo pontos por isso.

Ao todo, são três fases diferentes para você praticar uma queda horripilante e 30 objetos secretos espalhados pelos cenários que precisam ser colecionados. Death Drop também conta com algumas missões (fixas e diárias) que você pode encarar como alguns desafios extras. É possível instalar o jogo em qualquer aparelho que esteja equipado com a versão 8.0 do Windows Phone – ele é completamente compatível com smartphones dotados de apenas 512 MB de memória RAM.

Fail Hard

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Outro game no qual o protagonista sempre acaba indo para o hospital. Em Fail Hard, você é um cara doidão que decide ganhar a vida fazendo manobras radicais com veículos diversos. No comando de motos, buggys, skis e até alguns jetpacks caseiros, seu objetivo é simplesmente completar desafios igualmente pirados que incluem fazer saltos absurdos ou dar algumas piruetas no ar. Obviamente, algumas tarefas são um tanto complicadas e vão demandar bastante treino por parte do jogador.

Quanto maior for o seu desempenho ao longo das fases, mais dinheiro você vai ganhar para poder aprimorar os seus veículos com itens diversificados – que tal colocar alguns foguetes naquela lambretinha ou melhorar os pneus daquele jipe velho? Sendo completamente gratuito, Fail Hard também conta com uma versão especial para Windows 8; caso você queira jogá-lo no seu desktop, visite este link e seja feliz.

Pocket Dragon OL

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Pocket Dragon poderia muito bem ser chamado de “Pokégon”. Não, sério. O jogo é claramente uma cópia da franquia Pokémon, se ambientando em um mundo repleto de monstros elementais e jovens treinadores capazes de capturá-los usando esferas mágicas. Obviamente, nem por isso ele deixa de ser divertido. Muito pelo contrário: com gráficos atraentes e uma variedade incrível de bichinhos para colecionar, o título é uma excelente opção para quem gosta de games do gênero.

Após informar o nome do seu personagem, você deve escolher o seu companheiro inicial entre três opções de dragões diferentes. A partir desse momento, você está livre para explorar um mundo vasto e repleto de desafios, combatendo treinadores rivais e recrutando mais monstros poderosos para o seu exército. O diferencial do game fica por conta da possibilidade de criar clãs e organizar verdadeiras guerras entre essas facções. Ah, e não se assuste ao encontrar o Pikachu logo nas primeiras fases do jogo: ele faz uma pequena aparição especial (que certamente não foi apoiada pela equipe da Game Freak).

Hyper Cell

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Com um conceito simples e gráficos minimalistas, Hyper Cell é um endless runner vertical que coloca você na pele de um robô tentando escapar com vida de um complexo presidiário equipado com sistemas de segurança de última geração. Pule, corra, role e faça todos os malabarismos necessários para escapar de mísseis, raios laser, canhões, metralhadoras automáticas e outros tipos de armadilhas mortais que você eventualmente encontrará em seu caminho.

Ainda que esteja sendo distribuído gratuitamente, Hyper Cell conta com um sistema de compras in-app com itens e power ups que podem ser adquiridos com dinheiro real. O título roda em qualquer smartphone com pelo menos 512 MB de memória RAM e Windows Phone 8.0. Se você curte games como Temple Run e Subway Surfers, vale a pena dar uma conferida neste aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.